A alimentação está diretamente relacionada ao risco de diabetes para a saúde. Por isso, é importante saber o que se deve comer e, mais ainda, aquilo que precisa ser evitado. Confira uma lista com 6 hábitos alimentares que podem favorecer o surgimento da doença no organismo humano.
Veja também: Essas comidas fazem parte da lista das mais perigosas do mundo
6 hábitos ruins que aumentam o risco de diabetes
1 – Comer vegetais com bastante amido
O amido é um carboidrato e existem vários vegetais que apresentam uma enorme concentração do nutriente. Batatas, arroz, ervilha, feijão, mandioca e vários outros produtos do gênero são ricos em amido e podem atrapalhar sua dieta e aumentar o risco de diabetes.
2 – Exagerar nas frutas
As frutas também possuem açúcar, chamado de frutose. Em altas doses, ele aumenta a concentração de glicose no sangue, o que é altamente contraindicado em casos de diabetes. A substância também aumenta o risco de ocorrência da doença nas pessoas.
3 – Frutas secas
Da mesma forma que as frutas in natura, as secas possuem alta concentração de açúcares. Muitas delas possuem adição do doce em sua composição, inclusive. Este é um alimento que deve ser moderado na sua dieta.
4 – Não comer nozes e oleaginosas
As nozes e outras castanhas ajudam a prevenir o diabetes tipo 2. Deixar de fazer lanches com esses alimentos e exagerar nos demais pode ser um erro se a sua intenção é prevenir o risco de diabetes no corpo.
5 – Exagerar nas carnes
Dietas low carb, por exemplo, sugerem a alta concentração de carne vermelha no cardápio. O problema é que a gordura desse alimento também é prejudicial se ingerida em demasia. Por isso, maneire no consumo de carne vermelha.
6 – Alimentos processados aumentam o risco de diabetes
Os alimentos processados e industrializados como salame, salsicha, linguiça, presunto e outros também devem ser evitados. Eles não apenas aumentam o risco de diabetes como também podem provocar processos inflamatórios no corpo.