O carboidrato costuma ser pintado como um nutriente a ser combatido, embora essa premissa esteja errada. A falta de carboidrato no corpo deve ser motivo de alerta e ainda ocasiona uma série de sintomas desagradáveis.
Veja também: 8 alimentos para aumentar a inteligência e o raciocínio
Confira o que a falta de carboidrato pode gerar:
1 – Você está com mau hálito?
Sempre que o organismo começa a queimar mais gordura do que carboidratos, ele libera corpos cetônicos. Geralmente são eliminados por meio da respiração e o cheiro não costuma ser muito agradável. Dessa maneira, ainda que escove os dentes corretamente, o mau hálito acaba sendo persistente nestes casos.
Tome cuidado ao simplesmente decidir parar de comer carboidratos sem que haja uma orientação profissional como respaldo.
2 – Sinal de falta de carboidrato: baixa concentração
O sinal da falta de carboidratos no organismo está na pouca capacidade de manter a concentração ativa por muito tempo. O cérebro também precisa de carboidrato para funcionar corretamente.
Sendo assim, a falta desse nutriente pode comprometer a capacidade cognitiva de concentração e de aprendizado.
3 – Mau humor constante
Comer doces pode realmente deixar uma pessoa mais feliz, se isso for feito com moderação, é claro. Da mesma forma, a falta de carboidrato no organismo pode gerar alguns quadros de mau humor agudo.
O nutriente é utilizado para que o organismo humano seja capaz de produzir a própria reserva de serotonina, substância que gera bem-estar.
4 – Atividades esportivas ficam mais cansativas
O carboidrato é uma das principais fontes de energia, principalmente para quem pratica esportes. A falta dele pode resultar em maior sensação de cansaço e falta de disposição. Em outras palavras, quem pratica esportes sentirá o seu rendimento cair pela falta de carboidrato.
5 – Intestino preso
Normalmente, pessoas que têm falta de carboidrato na dieta também acabam comendo menos fibras alimentares. Isso faz com que a digestão seja comprometida, bem como a atividade do intestino. Problemas como intestino preso podem aparecer e se tornar frequentes.