Você já deve ter se perguntando se que dirigir o carro em uma velocidade reduzida, pode ajudar a economizar combustível, certo? E afirmamos isso porque essa, com certeza, é uma questão que já deve ter passado pela cabeça de muitos brasileiros, especialmente com o preço atual da gasolina. Qualquer forma de tentar economizar é bem-vinda, mas será que esse “truque” realmente funciona?
Veja também: 5 dicas práticas para economizar combustível no dia a dia
Vamos te mostrar qual é a velocidade que ajuda a economizar etanol ou gasolina na hora de dirigir pela cidade.
Antes de mais nada, você deve saber que dirigir mais rápido pode gastar mais combustível, sim. Isso, na verdade, é um fato indiscutível, uma vez que quanto mais velocidade se exige do motor, mais gasolina ou etanol são injetados para gerar a potência necessária.
Porém conseguir estabelecer uma velocidade específica que economize mais combustível é uma tarefa um tanto quanto difícil, pois infelizmente não existe um nível de aceleração tão constante e unânime que te faça gastar menos. Segundo os especialistas na área, os veículos são diferentes com motores e potências diferentes.
Podemos usar um carro superesportivo como exemplo. Ele pode rodar bem mais e gastando pouco, se comparado com um carro popular 1.0 flex. Então vamos estabelecer um padrão como base e tratar de um carro popular brasileiro.
Para o carro 1.0: qual é a velocidade que mais economiza?
De acordo com os técnicos da área, a velocidade em que se dirige um carro popular 1.0 não pode ultrapassar os 70 km/h, porém também não deve ser muito menor que 40 km/h. Isso quer dizer que dirigir em torno dos 55 km/h pode muito bem ser a melhor alternativa para a maioria dos motoristas no Brasil.
Vale lembrar também que essa média é pensada nos circuitos feitos em cidades e grandes centros, mas caso esteja buscando economizar nas estradas, você deve manter uma variação de velocidade entre 80 e 100 km/h.
A marcha mais econômica, para aqueles que dirigem na cidade, é a quarta, mas na estrada é a quinta. Essa informação diz respeito aos carros que façam uso de um câmbio de até 5 marchas.
Veja abaixo a lista dos carros 1.0 mais econômicos do Brasil
Se você está pensando em trocar ou comprar um carro em breve, mas pensa bastante no valor do combustível que segue subindo os seus números, preparamos uma lista com alguns dos carros mais econômicos do Brasil.
- Chevrolet Onix Plus LT;
- Chevrolet Onix MT;
- Renault Kwid;
- Fiat Mobi Easy;
- Fiat Argo;
- Hyundai HB20S Platinum;
- Hyundai HB20 Sense;
- Chevrolet Onix MT;
- Chevrolet Onix Plus LT Turbo;
- Chevrolet Onix LT Turbo;
- Chevrolet Tracker Manual Turbo;
- Hyundai HB20 Platinum;
- Fiat Pulse Turbo 200.