A diabetes é um problema sério que faz parte da vida de muitos brasileiros. Esse mal, que pode ser causado por questões genéticas ou por má alimentação, acomete muita gente em todo o mundo, então não nos resta dúvidas que, apesar de ser uma doença sem cura, esse é um mal que deve ser combatido.
Veja também: Melão-de-são-caetano é poderoso contra diabetes; Veja como prepará-lo
Hoje o SUS ajuda muitas pessoas com a medicação necessária para o controle da condição, seja com os remédios para mantê-la dentro do normal ou com a insulina. Apesar disso, muita gente ainda segue em busca de formas criativas e naturais para ter certeza de que não irão permitir o avanço dessa doença tão incômoda.
O melão-de-São-Caetano
Você sabia que tomar remédio não precisa ser a única forma de combater essa enfermidade? Todo médico recomenda uma dieta balanceada, onde você não vai ingerir muitos alimentos que vão contribuir para que os sintomas da diabetes se agrave, além dos exercícios físicos, pois eles vão te dar uma ajuda não só com isso mas também em melhorar a sua qualidade de vida de uma forma mais geral.
Se atente também ao fato de que ainda existem aqueles alimentos que nãos são neutros e nem te prejudicam, pelo contrário, eles ajudam a manter o controle sobre diversas doenças! E quando falamos especificamente da diabetes, sabemos de alguns que fazem muito bem, mas o destaque de hoje vai para uma fruta que ganhou o apelido de “matadora da diabetes”. Já ouviu falar dela?
Exagerado ou não, o apelido se refere ao melão-de-São-Caetano, uma fruta que teve origem na Ásia, mas que sua planta cresce e pode ser encontrada dando frutos em matos, em terrenos e até cercas.
O segredo dessa fruta é o seu número alto de fibras que pode ser consumido normalmente. Caso o gosto natural não agrade, a frutinha também poder ser usada para o preparo de chás e sucos.
Carol Netto, nutricionista especialista em diabetes e formada pela Unicamp, afirma que o grande trunfo do melão-de-São-Caetano é justamente o tipo de propriedades químicas que ele possui, pois se assemelha ao da insulina. É exatamente por causa disso que a fruta tem um efeito hipoglicemiante no indivíduo, fazendo assim com que a glicose baixe.
Ela acha importante frisar que a ideia de a fruta ser um auxílio é ótima, já que o alimento rico em fibras evita o pico glicêmico, mas isso não significa que ele seja uma cura e muito menos que possa substituir a medicação correta para o tratamento da doença.
Alerta
Esse é um alerta muito importante, já que constantemente é possível ver pessoas pela internet que estão tentando vencer a cura da diabetes e de outras enfermidades por meio de algum alimento milagroso, pois supostamente é natural, mas que a sua “promessa” nunca teve qualquer tipo de comprovação científica.
Na verdade, a ciência afirma que não existem frutas, legumes ou o que seja que possam curar a diabetes ou que façam com que ela regrida. O que temos à disposição são alimentos que auxiliam no controle e que, como afirmado anteriormente, não substituem os medicamentos que devem ser tomados de forma alguma.