O fígado é o órgão responsável pela purificação do organismo humano e merece atenção para seu estado de saúde. O mau funcionamento hepático compromete imensamente a qualidade de vida e oferece riscos graves.
Veja também: Saúde do coração: 6 alimentos que “matam” lentamente esse órgão
Ele se enquadra no grupo de órgãos vitais para as pessoas, como coração, cérebro e pulmões, por exemplo. Se você tem o fígado gorduroso, confira algumas frutas que podem ser úteis.
Fígado gorduroso precisa ser combatido
Presença de gordura visceral no fígado não é uma situação tranquila e deve ser considerada como algo a ser combatido. O fígado gorduroso pode trazer diversos problemas à saúde e levar a um mau funcionamento geral do organismo.
A boa notícia é que através da alimentação é possível garantir maior proteção do fígado. Um dos problemas mais frequentes está no acúmulo de gordura visceral nesta região. Para isso, é importante ter uma dieta balanceada a fim de não sobrecarregar esse órgão.
Mudanças alimentares sugeridas:
- Troque óleo de canola por azeite ou óleo de abacate;
- Troque arroz branco por arroz de couve-flor ou arroz integral com grãos;
- Substitua a batata inglesa pela batata-doce;
- O sorvete comum, rico em gordura saturada, deve ser trocado por iogurte congelado;
- Coma frutas low carb (geralmente vermelhas) ao invés das mais calóricas
Frutas que melhoram o fígado gorduroso:
1 – Abacate
O abacate é uma rica fonte de nutrientes e, com certeza, deve estar inserido na dieta. Ele possui bastante glutationa, que é um tipo de antioxidante capaz de agir diretamente no fígado e proteger o órgão.
2 – Maçã
As maçãs ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue e também podem ser usadas para melhorar a saúde do fígado gorduroso. O alto nível de antioxidantes pode fazer muito bem para o órgão. Mais do que isso, o ácido málico presente na maçã previne o aparecimento de cálculo renal e hepático.
3 – Limão
Produtos cítricos costumam fazer muito bem para a saúde do fígado. O limão é um dos integrantes mais emblemáticos e rico em vitamina C. Você pode investir em laranjas, toranjas, tangerinas e mexericas também.