Além dos preços dos alimentos lá em cima, quem também ajuda na subida da inflação são os combustíveis. A gasolina, o diesel e o gás de cozinha estão com valores bastante elevados, o que tem assustado a população, que também se viu obrigada a economizar um dobrado para dar conta das despesas mensais.
Leia mais: Qual será o preço da gasolina após a implementação do teto do ICMS?
E para ajudar quem quer acompanhar todos os custos que compõem o preço dos combustíveis hoje no Brasil, a Petrobras disponibiliza uma plataforma online como forma de prestar oficialmente contas à população. A ferramenta surgiu em meio a onda de aumentos, sobretudo em relação à gasolina, que acumula uma alta de 33,24% nos últimos 12 meses.
Nesse sentido, a estatal analisou e decidiu investir em uma ferramenta que garantisse mais transparência, na tentativa de esclarecer as principais dúvidas e questionamentos em relação aos reajustes dos combustíveis. Algumas delas incluem a forma como o valor do gás de cozinha é definido e se há risco de desabastecimento no país.
Plataforma para acompanhar os reajustes dos combustíveis
O portal criado pela Petrobras traz dados não só a respeito dos gastos nas refinarias, mas também aborda tópicos envolvendo o cálculo que determina o valor médio dos combustíveis que chegam às bombas dos postos.
Nela, os brasileiros podem entender melhor o processo de formação dos valores dos produtos desde a primeira etapa até a chegada aos clientes. Com o aumento nas buscas sobre o assunto pela população, criou-se então a necessidade e explicar todo o processo de precificação.
Mas a ideia é ir além. Os visitantes da plataforma podem ainda consultar os valores médios dos combustíveis em cada estado, além de ter acesso a um histórico de preço pelas distribuidoras.
Ficou interessado em saber mais sobre os reajustes dos combustíveis? Então, não deixe de conferir o site da Petrobras.