O que é “droga Barbie” e por que você deveria ter cuidado com nova moda dos influenciadores?

Spray nasal promete deixar a pele bronzeada como se a pessoa estivesse na praia. No entanto, o custo do produto para a saúde pode ser bem alto, apontam os especialistas.



A pele bronzeada sempre foi uma característica almejada, principalmente, pelas mulheres em todos os cantos do mundo. Não é à toa que existem tantas clínicas de beleza, métodos e até equipamentos de bronzeamento artificial. Quem não gostaria de ter aquela marquinha de biquini típica do verão, certo? Por isso mesmo uma das trends atuais é o termo “droga Barbie”.

Veja também: 5 coisas que geram problemas no coração e você não sabia

O que quer dizer o termo “droga Barbie” nas redes sociais

Para quem caiu aqui de paraquedas e ainda não tinha ouvido falar nisso, droga Barbie é o nome popular de um produto de bronzeamento. Na verdade, trata-se de um spray nasal que promete ser um dos segredos para conseguir a cor típica de quem passou algumas horas sob o sol.

Diversos influenciadores digitais têm comentado sobre o “droga Barbie” em suas redes sociais. Não seria para menos, já que bastaria algumas aplicações no nariz para ter a pele bronzeada sem passar por horas com o corpo exposto ao sol.

Tenha cuidado com as promessas do “droga Barbie”

No entanto, alguns especialistas comentaram o assunto e alertaram para possíveis riscos. No programa irlandês Newstalk Breakfast, a dermatologista Catriona Ryan foi uma das que deu o seu depoimento. Segundo a especialista, “é irresponsável divulgar esses produtos e dizer onde eles podem ser encontrados. É incrivelmente perigoso”.

A fala remete a diversos relatos de efeitos colaterais, os quais envolvem desde tonturas e enjoos até insuficiência renal e hipertensão arterial. Esses efeitos adversos acontecem pela exposição ao melanoton, ingrediente que está presente no “droga Barbie”.

O que ocorre é que o spray faz aumentar a produção de pigmentos na pele a fim de reproduzir o efeito do bronzeamento. Contudo, o grande problema está no risco de desenvolver melanomas, popularmente conhecidos como câncer de pele.

Por isso, o produto “droga Barbie” não foi aprovado por nenhuma agência farmacêutica americana ou europeia. Tenha cuidado com propagandas feitas por influenciadores e sem respaldo oficial de segurança.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário