Receita faz hoje o pagamento do 2º lote de restituição do IR; saiba se você recebe

O 2º lote de pagamento da restituição do Imposto de Renda segue a lista de prioridades da Receita Federal. Consulte se você está neste lote.



A Receita Federal deu início ao pagamento do 2º lote de restituição do Imposto de Renda. Nesta quinta-feira, mais de 4,25 milhões de contribuintes devem receber o dinheiro. Ao todo serão devolvidos R$ 6,3 bilhões. Para consultar, basta acessar o site da Receita Federal.

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A restituição é referente ao ano-base 2021. Neste ano a Receita dividiu a restituição em cinco lotes. Recebe primeiro o contribuinte que está na lista de prioridades.

Pagamento do 2º lote de restituição

Ainda neste 2º lote de restituição, o pagamento é para os contribuintes com mais de 80 anos, seguidos pelos idosos que têm entre 60 e 79 anos. Tem prioridade também os contribuintes com algum tipo de deficiência física ou mental. E aqueles em que a maior fonte de renda é o magistério.

Além dos grupos prioritários entra na lista também os contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda até 18 de março deste ano. É um total de 2,76 milhões de pessoas.

Assim, nos demais lotes os contribuintes serão restituídos conforme a data de entrega da declaração. Recebe primeiro quem declarou mais cedo. Para consultar se você está contemplado no pagamento do 2º lote de restituição é preciso acessar a página da Receita Federal ou também pelo aplicativo.

Outro detalhe é que o dinheiro da restituição fica disponível na conta indicada pelo contribuinte na hora da declaração do Imposto de Renda. Ao fazer a consulta o contribuinte deve conferir também se existe alguma mensagem indicativa de pendência. Se sim é preciso corrigir o erro para não cair na malha fina.

Veja as próximas datas de restituição do Imposto de Renda:

  • 29 de julho;
  • 31 de agosto
  • 30 de setembro.

Vale lembrar ainda que o valor fica disponível para resgate pelo período de 1 ano. Depois disso, quem não movimentar o dinheiro da restituição deve reagendar o crédito pelos canais de atendimento do Banco do Brasil.




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