O relacionamento entre duas pessoas precisa ser baseado no carinho, amor e respeito, não importa o tempo que estão juntos. Em alguns casos, o amor e medo de perder a pessoa é tanto que pode cegar, incapacitando de ver que a relação está em um nível tóxico, que precisa ser extinguido urgentemente para evitar sofrimentos maiores no futuro.
Veja também: Seu relacionamento vai durar muito tempo? Confira os 5 melhores sinais
Como identificar um relacionamento tóxico
O relacionamento tóxico não se assemelha em nada com um relacionamento saudável. Dentro de um relacionamento saudável existe cumplicidade e empatia. Não significa que estão felizes o tempo inteiro, ou que não existam crises e desentendimentos. Mas, acima de tudo, existe um companheirismo forte, um empenho em resolver juntos, sem produzir mágoas, ou seja, é um relacionamento de amor, respeito e cuidado um do outro.
Já em um relacionamento tóxico, há predominância de abusos, seja financeiro, emocional ou físico. Nem sempre existe agressão física, mas a emocional é a principal característica de um relacionamento tóxico.
Muitas vezes, pode levar a consequências sérias, causando dores e cicatrizes que duram pelo resto da vida. Por esta razão, separamos algumas atitudes tóxicas que podem afundar qualquer relação e que não devem ser toleradas, em hipótese alguma.
Atitudes tóxicas que ninguém deve tolerar
1- Infidelidade e mentiras
Sabe aquele dia que ele te contou que ficaria em casa e que tempos depois você descobre que na verdade estava no futebol ou em outro lugar. Se acontecimentos semelhantes a esse ocorrem com frequência na relação, pode significar que o relacionamento está sendo abusivo. A confiança tem que ser uma das bases do amor. Sem ela, dificilmente o relacionamento tem futuro. Vale lembrar que relacionamentos em que os dois mentem um para o outro também não é saudável.
2- Tentar manipular a pessoa e controlar cada passo
Não conseguir sair sem precisar entregar um relatório na volta, ou então, ficar recebendo mensagem de 5 em 5 minutos para dizer que está bem, informar o que está fazendo, são também indícios de um relacionamento tóxico. Às vezes, pode ser identificado quando um dos dois, insiste em manipular o outro, fazendo com que haja sentimentos de culpa ou de inferioridade. Isso com o tempo se torna insuportável, e é um sinal de que o relacionamento deve ser encerrado.
3- Palavras que ferem a alma
Nem sempre um relacionamento tóxico é marcado por agressões físicas, há certos abusos que atacam as emoções e os sentimentos. É quando ele grita com você, faz comparações que denigrem sua imagem, ou insiste em dizer que outras pessoas são melhores entre outros. Isso são sinais claros de que existe um abuso verbal e emocional, portanto não deve ser tolerado.
4- Cercear a liberdade e impedir que se vista da maneira que deseja
Este é um sinal que pode passar despercebido, por isso deve-se prestar atenção. Se o relacionamento está indo para um lado em que um dos dois começa a determinar o que deve ser feito, com quem andar, o que vestir ou aonde ir, significa que o amor e respeito genuíno não existe mais. O melhor é acabar sem nenhum remorso.