Milhares de caminhoneiros autônomos serão beneficiados com um novo auxílio de R$ 1 mil mensais criado pelo governo federal. Mas mesmo que não tem direito ao voucher pode receber outros benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Leia mais: Motoristas sofrem novos golpes nos postos de combustíveis; veja como evitar
O acesso a esses programas é possível quando o profissional tem carteira assinada e contribui com a Previdência Social, ou está inscrito como Microempreendedor Individual (MEI). Basicamente, o caminhoneiro pode receber os mesmos auxílios que qualquer trabalhador formal.
Confira quatro benefícios do INSS que atendem os profissionais dessa categoria:
Auxílio-doença
O pedido pode ser feito após um afastamento causado por lombalgia ou lesões por esforço repetitivo, por exemplo. O auxílio-doença é liberado quando o trabalhador precisa ficar mais de 15 dias longe das atividades laborais.
Auxílio-acidente
O segundo benefício é um direito do caminhoneiro que sofreu um acidente que interferiu em sua capacidade laboral, tinha ele ocorrido em casa ou no trabalho. O auxílio-acidente tem caráter indenizatório e não substitui nem auxílio-doença nem a aposentadoria.
Aposentadoria por invalidez
O trabalhador que ficou permanentemente incapacitado de trabalhar devido a um acidente ou doença pode solicitar a aposentadoria por invalidez.
Aposentadoria especial
O último benefício é a aposentadoria especial, concedida aos caminhoneiros que desenvolvem atividades perigosas, como exposição a agentes nocivos ou transporte de inflamáveis.