Existem normas a serem cumpridas por todos os motoristas e que fazem parte do novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Não dirigir embriagado, respeitar o limite de velocidade e não conduzir com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida são apenas algumas delas. No entanto, existem outras infrações de trânsito que também geram multa, mas nem todo mundo sabe disso.
Leia mais: Nova CNH terá validade de quantos anos? Taxa de renovação aumentou?
E para não sofrer penalidades, receber pontos ou até mesmo ter a carteira de habilitação recolhida, veja a seguir uma lista de 5 coisas que os motoristas não devem fazer no trânsito, mas que pouca gente tem conhecimento.
5 atitudes que você deve evitar no trânsito para não pagar multa
1. Fumar ou comer enquanto dirige o veículo
É comum os motoristas fazerem refeições rápidas enquanto estão com a mão no volante. Mas saiba que essa prática é proibida conforme o artigo 252.
A norma explica que o motorista só pode tirar as mãos do volante em caso de sinalização, acionar equipamentos ou fazer a troca de marcha. Fumar também é outro ato a ser evitado, pois representa infração média e 4 pontos na carteira.
2. Dirigir o veículo com salto
O artigo 252 também traz outra infração que poucas pessoas sabem que existe: conduzir veículos com salto. A prática representa um perigo para o motorista e para as demais pessoas.
Quem fizer isso estará cometendo uma infração de grau médio, com aplicação de 4 pontos na carteira. Chinelos também são proibidos durante a condução.
3. Utilizar o pisca-alerta de forma errada
De acordo com o CTB, o uso do pisca-alerta deve se enquadrar somente durante situações emergenciais ou quando o veículo estiver parado. Se o condutor utilizá-lo para outros fins, de acordo com o artigo 251 do CTB, o agente de trânsito pode aplicar uma multa de natureza média.
4. Dirigir com o braço para fora do carro
Da mesma forma que é proibido tirar as mãos do volante por qualquer uma das circunstâncias não previstas no CTB, dirigir com o braço para fora do carro também é considerado multa de nível médio, segundo o artigo 252. Isso porque, em caso de perda no controle do veículo, as duas mãos no volante podem evitar acidentes graves.
5. Ultrapassar cortejo fúnebre
De acordo com o artigo 205 do CTB, realizar ultrapassagens durante cortejos fúnebres, bem como desfiles, formações militares e préstitos, pode gerar multa de grau leve. Portanto, os motoristas devem evitar a todo custo realizar esse tipo de manobra.