Quando o relacionamento está no início, a paixão e o sentimento de querer estar sempre junto faz parte da rotina do casal. Tudo é emocionalmente romântico, é uma sensação de empolgação e felicidade. Só que quando o relacionamento avança, certos hábitos vão sendo alterados, existe uma maturidade do sentimento, e as diferenças vão ficando cada vez mais evidentes.
Veja também: Mapa astral: veja como interpretar seus relacionamentos na Astrologia
Algumas atitudes ou hábitos podem transformar a relação em algo “chato” ou “morno”, ou quem sabe tornar o relacionamento mais interessante e gostoso, distante da possibilidade de fracassar, e aproximando do sentido literal da frase “até que a morte os separe”.
Veja como não deixar o relacionamento cair na rotina com essas atitudes.
Atitudes que evitam que um relacionamento se estrague
Reservar um tempo para ficar junto
Normalmente ocorre depois do casamento, a chegada dos filhos, novas metas e desafios vão surgindo também. Às vezes, o casal acaba não conseguindo um tempo para ficar só, isso é ruim, porque o clima de romance vai morrendo. É importante evitar que haja afastamento do casal. Para resolver isso, pode se definir um dia para viver o namoro, um jantar sozinhos, ou quem sabe uma sessão de cinema, como nos tempos de namoro pode ajudar a dar um gás no amor.
Priorizar a relação sempre que possível
Uma das razões do término do casamento, ou do sentimento de amor, é não dar prioridade ao relacionamento. É aquela história de colocar sempre os filhos em primeiro lugar, ou os amigos, ou objetivos pessoais.
Claro, que sempre existirão momentos em que o relacionamento terá que ficar em segundo plano, mas isso deve ser exceção, jamais regra. O casamento para ser duradouro precisa manter a cumplicidade e os dois devem sempre priorizar o relacionamento.
Saber ouvir e falar no momento certo
Se a vida dois não tiver a prática do diálogo, significa que pode estar se aproximando do fim. Os dois precisam saber se ouvir, tentar se colocar no lugar do outro, entender as dificuldades que estão enfrentando e, com sabedoria, tentar se ajudar. Não adianta os dois quererem argumentar e agir como egoístas, querendo defender unicamente seu ponto de vista. Precisa-se saber ouvir, buscar entender para depois no momento certo apresentar suas opiniões. Se o casal souber fazer isso, certamente terão um relacionamento com mais harmonia.
Entender que discussões são importantes
Certos relacionamentos se arrastam, por acomodação, pois um dos dois não deseja discordar e evitar discussões. Isso pode ser prejudicial, fazer com que o amor se desgaste e acabe nutrindo sentimentos ruins um pelo outro. Se for necessário discutir, o casal precisa fazer isso, para o bem da relação. Mas deve fazer com sabedoria e respeito.
Contudo, se os dois são pessoas tranquilas e o desentendimento nunca ocorra, também pode ser um risco, do relacionamento cair na mesmice, ficar chato e, com o tempo causar infelicidade.
Respeitar e aceitar o outro como ele é
Muitos relacionamentos acabam simplesmente porque um dos dois deseja que o outro mude para satisfazê-lo. Isso é um tremendo erro, que pode provocar um relacionamento abusivo. As diferenças devem ser respeitadas, resolvidas com diálogo e respeito.