Benefício secreto: razão pela qual seus dedos ficam enrugados na água

Ficar com os dedos enrugados é um mecanismo controlável pelo sistema nervoso que diminui a necessidade de força para segurar objetos.



Até a década de 1930, acreditava-se que nossos dedos ficam enrugados porque o corpo humano absorve a água do meio. Isso se justificava devido a quantidade de sais presentes no corpo humano ser maior que a quantidade de sais presentes fora e a água se movimenta de fora para dentro, em um processo denominado de osmose.

Veja também: Seu celular caiu na água? Estes são os 6 passos fáceis que vão salvá-lo

Porém, uma equipe de pesquisadores, em 1930, percebeu que pessoas que tinham os nervos dos braços rompidos provocados por qualquer tipo de acidente, não ficavam com os dedos enrugados. A partir de então, cogitou-se que esse enrugamento dos dedos em água, na verdade, seria um processo controlável através de nosso sistema nervoso central.

Diversos estudos posteriores comprovaram que nossos dedos enrugam devido à diminuição da irrigação sanguínea na ponta dos dedos.

Porque os dedos das mãos ficam enrugados

Em 2013, um grupo de pesquisadores tentou responder porque isso acontece, será que isso é  uma característica evolutiva?

Realizaram um estudo com 2 grupos de pessoas, um grupo ficava com as mãos secas e depois tinham que colocar as mãos na água para pegar bolinhas de mármores de diferentes tamanhos que estivesse molhada nesta água. E outro grupo, em que as pessoas ficaram com as mãos de molho em água morna por 30 minutos.

O estudo comprovou que pessoas que tinham as mãos enrugadas em água morna, tinham mais facilidade em pegar as pedrinhas de mármores que as pessoas que não estavam com os dedos enrugados.

Portanto, o experimento constatou que ter as mãos enrugadas é um mecanismo do corpo para aumentar a superfície de contato dos dedos, facilitando a manipulação de objetos em condições úmidas ou imersas em água.

O aumento de aderência seria muito útil para situações de chuva ou para pessoas que moram em regiões ribeirinhas, que poderiam estar tentando pegar um peixe no rio, por exemplo.

Outro estudo que comprova a melhor fricção das mãos quando os dedos estão enrugados

Em 2020, Nick Davis, um neurocientista e psicólogo da Universidade Metropolitana de Manchester, no Reino Unido, tentou responder a dúvida que a maioria das crianças possui, do porquê os dedos ficam enrugados durante o banho. Para isso, contou com a ajuda de 500 voluntários que estavam em visita ao Museu de Ciências de Londres, a intenção era medir qual é a força necessária para segurar um objeto plástico.

O pensamento era que quem estava com as mãos secas usassem menor força para pegar com as mãos, porém o que aconteceu foi o contrário, pois quando o experimento foi feito com as mãos molhadas a força necessária para pegar o objeto foi menor ainda.

O desafio da ciência agora é descobrir quais são todas as vantagens e, principalmente as desvantagens desse fato, já que na medida em que os dedos conseguem ter mais facilidade de contato, maior é a sensibilidade ao toque.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário