Casamentos hoje são os mais difíceis da História; saiba o porquê, segundo especialista

Confira o que mudou entre o casamento do passado para o moderno. Especialista no assunto comentou o tema em um vídeo na internet.



Casamento é uma das instituições do passado que perdura até os dias de hoje, mas que sofre com algumas mudanças. Antigamente era raro saber se pessoas que se separaram, além disso, os motivos para a separação deveriam ser realmente graves. Hoje, além do número de matrimônios ser menor, o número de pessoas se separando já bateu vários recordes.

Veja também: 5 atitudes de uma pessoa imatura que acabam com a relação

Afinal, o que está diferente de diferente no casamento moderno? Um professor da Northwestern University comentou o tema em um vídeo divulgado recentemente. Confira a opinião dele sobre o assunto.

O que mudou no casamento de hoje para o de antigamente?

“Nós chegamos a um ponto em que os melhores casamentos na atualidade são mais sólidos do que os das eras passadas, mas os que estão na média podem ser, na verdade, até um pouco piores”, disse em vídeo o professor Eli J. Finkel.

Ele é especialista em estudos de relacionamentos, com ênfase nas relações românticas. Tanto é que lançou o livro The All-Or-Nothing Marriage: How the Best Marriages Work (“O casamento do tudo-ou-nada: como os melhores casamentos funcionam”, em tradução livre). Seu objetivo é o de entender e debater o porquê das dificuldades no casamento atual.

No passado, o casamento era uma necessidade básica

De acordo com Finkel, o casamento de antigamente era visto como uma das necessidades básicas de uma pessoa. Era natural casar, tanto quanto era comer. “As pessoas preferiam se unir com alguém que amavam, claro, mas essa não era a razão pelas quais se casavam. Certamente, também não era a razão pela qual se divorciavam. O casamento mais parecia uma relação de trabalho, vendo o cônjuge mais como um parceiro para as tarefas do que como uma “alma gêmea’”.

Atualmente, em contraponto, às relações ganharam novas necessidades que devem ser supridas pelo casamento. As pessoas buscam parceiros e parceiras que possam contribuir para o crescimento pessoal delas e não apenas para o amor e para a companhia.

“Pela primeira vez, você pode se encontrar em uma situação de dizer, sobre seu parceiro: ‘é um ótimo homem e um ótimo pai, mas não vou passar os próximos trinta anos sentindo que parei no tempo para ficar ao lado dele’”, finalizou.

O conselho é se dedicar ao amor conforme é possível, mas com bastante intensidade. Além disso, sempre questione se você está pedindo demais do outro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário