Descubra como funciona o vírus que invade arquivos criados no Word

Ao navegar na internet, é necessário ficar atento às tentativas de golpes por meio de links suspeitos, porém, alguns ataques são mais sofisticados e estão sendo feitos em plataformas profissionais.



Os materiais armazenados em drive e a integração de ferramentas digitais com certeza facilitaram o trabalho remoto. No entanto, o Astra Locker foi criado pensando nessa receptividade de documentos pelas pessoas. Dessa forma, até enviando e-mails, golpistas fazem vítimas se passando por empresas ou assumindo outras identidades. 

Veja também: Alerta Microsoft! Malware que afeta aparelhos Android pode roubar dinheiro

Em redes sociais de mensagens, como WhatsApp, já é normal a desconfiança de contatos estranhos. Evitar acessar qualquer página suspeita costuma ser um hábito de quem está atento às ações de hackers. Contudo, poucos costumam ter a mesma atenção ao tentar abrir uma pasta ou documento, encaminhado em anexo, seguido de uma descrição que reflete urgência ou algo importante. 

Ao abrir um documento enviado por e-mail, é necessário consultar a procedência

O e-mail enviado com um formato disfarçado apresenta um vírus utilizado para comprometer arquivos. Além de rastrear informações críticas e invadir máquinas, pode bloquear o acesso a servidores. Em relação a questões sigilosas, entre informações governamentais e segredos, grupos de desenvolvedores fazem ameaças, procurando obter vantagens. 

Na maioria das vezes, os criminosos desejam receber recompensas financeiras em troca dos dados roubados. Instalar um antivírus e observar sinais de alerta, como mudança no horário ou notificações estranhas no seu computador, pode ajudar a impedir o avanço do malware. No entanto, a melhor maneira de evitar ser alvo desses ataques é observando atentamente quem enviou o e-mail. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário