A rodada de julho do Auxílio Brasil continua ativa e segue até o dia 29 de julho para mais de 18,1 milhões de famílias. A orientação geral do Ministério da Cidadania é que o dinheiro cai na conta do beneficiários nas primeiras horas do dia, logo de manhã.
Leia mais: Auxílio Caminhoneiro: número de parcelas, calendário, valores e muito mais
Mas o que fazer quando os recursos não são depositados na data correta? E se meu Auxílio Brasil não cair?
O caso não é tão incomum e vários relatos semelhantes podem ser encontrados nas redes sociais. Na maioria deles, o problema está ligado ao calendário do programa. Em uma parte menor das vezes, a situação do beneficiário é um pouco mais complicada.
Como resolver?
Se o benefício não foi depositado, o primeiro passo é checar seu Número de Identificação Social (NIS) para verificar se a data de pagamento já passou. Os pagamentos ocorrem quase sempre nos dez últimos dias úteis de cada mês, na ordem do dígito final do NIS do aprovado.
Em posse do NIS, acesse o aplicativo Auxílio Brasil e confira o calendário do mês em questão. O que pode ter ocorrido é bem simples: ainda não chegou a vez do seu grupo receber.
Passou a data e não recebi, e agora?
Quando o dia marcado para o crédito já passou e o cidadão ainda não recebeu, seu benefício pode estar bloqueado. Isso ocorre nos casos em que o responsável pela família deixa de atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) ou informa dados incorretos ao sistema.
Neste caso, a saída é entrar em contato com o Ministério da Cidadania ou com a Caixa Econômica Federal para descobrir exatamente o que aconteceu. O telefone da pasta da Cidadania é o 121, enquanto o do banco é o 111.