Governo anuncia redução do Imposto de Importação em 13 produtos

A redução do imposto inclui itens que são essenciais para as indústrias, assim como para a área médica. Confira quais são os principais produtos e quais os segmentos que mais vão se beneficiar.



O Governo Federal, por meio do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior, aprovou recentemente a redução do Imposto de Importação de 13 produtos. Entre eles, estão alguns remédios, equipamentos médicos, lentes de contato e muitos outros.

Leia mais: Ganha 1,5 salário mínimo? Isenção do Imposto de Renda pode acabar em 2023

Sobre essa lista, os impostos foram zerados ou reduzidos, então agora ficam em – no máximo – 6,5%. Lúpulo para cervejarias, resina de polipropileno e tinta de impressão de livros também entram na redução.

Redução do Imposto de Importação

Além da redução do imposto na importação desses produtos em questão, o governo zerou as alíquotas para os medicamentos com olaparibe na composição. Esses são remédios usados no tratamento de doenças como o câncer de mama, ovário e próstata. Imposto zero também será visto em medicamentos com brometo de tiotrópio monoidratado e cloridrato de olodaterol.

Outra mudança anunciada pelo comitê foi o corte para zero do imposto sobre a importação de dois dispositivos médicos, sendo eles o endovascular, que é muito usado para dissolver e eliminar trombos.

A outra ferramenta é usada para cirurgias médicas endovascular assistidas por robótica, que envolvem stents coronários, cateteres e vasculares periféricos. Antes o imposto cobrado para tais itens era de 16%.

A redução do imposto das resinas de polipropileno deve beneficiar diversos segmentos da indústria que usam a substância, como é o caso das fabricantes de embalagens flexíveis, sacos para grãos e fertilizantes. Ela é útil até mesmo para a confecção de brinquedos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário