Os depósitos do saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foram encerrados em junho, e milhões de trabalhadores já sacaram até R$ 1 mil. A rodada foi autorizada pelo governo para cerca de 42 milhões de brasileiros com saldo nas contas vinculadas.
Leia mais: Valor do auxílio para taxistas foi divulgado? Veja o que já se sabe
Mas há quem tenha se esquecido ou apenas descoberto agora a possibilidade de retirar essa regra. Se esse é seu caso, não se preocupe: o prazo ainda está valendo.
De acordo com as regras da liberação, qualquer trabalhador com dinheiro disponível nas contas do FGTS pode pegar até R$ 1 mil. A excessão são aqueles que utilizaram os recursos em operações de crédito com garantia, como antecipação do saque-aniversário.
Como consultar o que do FGTS?
A Caixa Econômica Federal realizou o crédito automático dos valores em contas criadas automaticamnte no nome dos trabalhadores. Para consultar e movimentar o saldo, basta acessar o aplicativo Caixa Tem.
Já para verificar valores, data do crédito, alterar dados da poupança digital ou informar que não quer receber o dinheiro, o usuário pode acessar o aplicativo FGTS ou comparecer a uma agência física da Caixa.
O prazo limite para solicitar a devolução do crédito vai até o dia 10 de novembro. Já a data final para realizar o saque extraordinário do FGTS termina em 15 de dezembro de 2022.
Calendário do saque extraordinário
Originalmente, os pagamentos ocorrem de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores. Veja as datas:
- Nascidos em janeiro: receberam em 20 de abril
- Nascidos em fevereiro: receberam em 30 de abril
- Nascidos em março: receberam em 4 de maio
- Nascidos em abril: receberam em 11 de maio
- Nascidos em maio: receberam em 14 de maio
- Nascidos em junho: receberam em 18 de maio
- Nascidos em julho: receberam em 21 de maio
- Nascidos em agosto: receberam em 25 de maio
- Nascidos em setembro: receberam em 28 de maio
- Nascidos em outubro: receberam em 1º de junho
- Nascidos em novembro: receberam em 8 de junho
- Nascidos em dezembro: receberam em 15 de junho