A representação de uma pessoa má não é algo tão simples de ser aplicado na vida real. Na teoria, definir a maldade pode até ser bem simples, já que consiste na total apatia e prazer em ver outras pessoas sofrerem. Contudo, essas características se misturam com várias outras que estão presentes no íntimo dos seres humanos.
Veja também: Teste de personalidade: saiba se você é confiante ou vive na defensiva
No entanto, dentro da psicologia existe o conceito do que pode ser considerada a “Tríade Obscura”. São três traços da personalidade de uma pessoa má que se aplica a qualquer outra que também seja maldosa. Normalmente, psicopatas podem apresentar esses três sentimentos em suas vidas.
Confira a abaixo quais são as características marcantes de uma pessoa má, conhecidas como “Tríade Obscura”:
Três características de uma pessoa má
A primeira característica da personalidade de uma pessoa má é o narcisismo. Este sentimento se assemelha ao egoísmo exacerbado, já que centra toda a atenção aos acontecimentos do próprio ser. Para o narcisista, todas as pessoas deveriam viver em função dele e nada mais importa.
Em segundo lugar aparece a psicopatia, como mencionado acima. Pessoas que apresentam ausência de empatia pela outra pessoa são incapazes de sentir pena, dó ou mesmo de gastarem realmente de alguém.
Maquiavelismo é a última característica da pessoa má
Por fim, o traço de personalidade que melhor traduz uma pessoa má é o maquiavelismo. Isso quer dizer que o indivíduo é alguém frio, calculista e que se apodera do cinismo para traçar suas estratégias inescrupulosas.
Em outras palavras, uma pessoa má é narcisista, maquiavélica e psicopata. Dá para entender que este é um prato cheio de tudo que há de pior no íntimo de qualquer ser humano. Uma pessoa assim é incapaz de sentir a dor de outra pessoa e pode até se mostrar feliz quando alguém sofre.
Se você conhecer alguém assim, o melhor caminho é aconselhar esse ser humano para uma terapia e manter-se afastado para não sofrer com a maldade alheia.