scorecardresearch ghost pixel



Turbinar a memória: essas atividades ajudam a transformar sua mente

Para evitar que a memória e a inteligência fiquem atrofiadas, são necessários desafios diários para estimular o pensamento.



Tudo que o homem consegue realizar é resultado de sua capacidade de memória e inteligência. Sem a memória e a inteligência seríamos incapazes de criar, resolver problemas complexos, ter raciocínio lógico e nossa capacidade de pensar, sentir e dar respostas àquilo que é percebido. Existem certas práticas que ajudam a desenvolver a memória e inteligência que auxiliam nas tarefas comuns do dia a dia.

Veja também: Jovens que jogam videogame têm mais habilidades para tomar decisões, diz estudo

As dicas que iremos apresentar são da neuropsicóloga Roselene Espírito Santo Wagner. Que explica que a inteligência é a maneira como o cérebro consegue estabelecer relações saudáveis através do hipocampo, o que é chamado de memórias explícitas. Tudo que envolve outras regiões cerebrais, fora do hipocampo, é chamado de memórias implícitas.

É importante saber que a inteligência começa quando existem memórias. Quanto mais conhecimento adquirido, mais memórias vão se formando e, consequentemente, mais inteligência.

Veja as dicas para turbinar a memória e a inteligência

Para manter a atividade cerebral saudável é indispensável mantê-la em constante exercício. Algumas estratégias podem ajudar nesse sentido.

Realizar uma retrospectiva diária

Antes de dormir, relembrar os principais acontecimentos do dia é uma das formas de manter a memória em movimento.

Realizar jogos e resolver desafios

Realizar desafios como jogos com palavras, sudoku, dominó, palavras cruzadas e jogo dos 7 erros, são exercícios que estimulam a memória.

Cuidar da alimentação

Alguns nutrientes são importantes para ajudar na saúde do cérebro, como, atum, sardinha chia, linhaça, castanhas, azeite de oliva que são ricos em ômega 3. Esse nutriente contribui para a memorização, evita esquecimentos, além de reduzir as chances de doenças degenerativas.

Usar a mão não dominante

Fazer atividades como escovar os dentes, escrever ou abrir algum objeto com a mão não dominante é um exercício que ajuda a memória.

Mudar a rota de vez em quando

Mudar o caminho que sempre faz, ou deixar de usar o GPS são maneiras de desafiar o cérebro a pensar.

Consumir bebidas estimulantes com moderação

Chá verde e café são bons para manter o estado de alerta, e assim, adquirir conhecimentos com facilidade, estimulando a capacidade de memorização.

Não usar a lista de compras

Um exercício bastante contributivo para a saúde cerebral, é fazer a lista de compras, mas ao estar no supermercado, buscar pela memória aquilo que foi listado no papel.

Tomar banho com os olhos fechados

Essa atividade consiste em tentar acertar onde estão exatamente o shampoo ou condicionador e outros itens ao redor.

Contar a um amigo o filme que assistiu

Narrar para um amigo a história do último filme que assistiu ou da leitura que realizou. Ajuda ampliar a capacidade de memorização e concentração.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário