A gastrite é uma inflamação nas paredes do estômago que compromete a qualidade de vida de muitas pessoas. O problema pode surgir em decorrência de questões emocionais, má alimentação, genética, uso de medicamentos e outros motivos.
Veja também: 5 alimentos que você PRECISA comer se tem colesterol alto; veja lista
Por isso, é fundamental saber o que comer logo nas primeiras horas do dia para reduzir os efeitos da gastrite no organismo.
Antes, entenda o que é e quais são os sintomas da gastrite
No geral, a gastrite pode se apresentar como episódios esporádicos após alguns excessos alimentares. Ela também pode se tornar um problema crônico e duradouro para a vida toda.
Seus sintomas vão desde leves queimações no estômago até dores abdominais terríveis, anemia e perda de peso. No entanto, essas últimas situações são mais raras e acometem indivíduos que apresentam um quadro grave da doença.
O que ocorre é que as paredes do estômago se inflamam. Isso pode estar relacionado ao excesso de acidez presente no suco gástrico, além da prevalência de uma certa bactéria comum aos seres humanos. Se esse microrganismo se proliferar de maneira desmedida, o tecido que reveste o órgão ficará comprometido.
Alimentos gostosos para quem tem gastrite no café da manhã
- Donuts de maçã;
- Aveia;
- Pão de ervas com iogurte natural;
- Shake de mamão, banana, aveia, linhaça e mel;
- Crepioca;
- Ovo cozido;
- Frutas vermelhas;
- Bolo fit de aveia e banana e sem óleo.
Quais alimentos não se deve comer?
Quem sofre com gastrite sabe muito bem que uma crise aguda pode se parecer muito com sinais de problemas cardíacos. Afinal, a dor abdominal é intensa e pode irradiar para as costas, braços e peito. Sem saber o que fazer, o paciente procura ajuda hospitalar, onde é medicado e precisa conviver com a situação.
Nessa hora, o mais indicado é reestruturar a dieta e evitar algumas comidas que pioram signi
ficativamente a gastrite; tais como:
- Café e chá;
- Álcool;
- Bebidas com gás, como refrigerantes;
- Comida picante;
- Frituras;
- Alimentos em conserva;
- Alimentos ricos em gordura (laticínios integrais ou cortes de carne);
- Alimentos ácidos, como tomates ou frutas cítricas;
- Chocolate ao leite;
- Suco de caixinha.
Todos esses alimentos são contraindicados para pessoas que sofrem com gastrite. Porém, um profissional de nutrição deve orientar a dieta do paciente a fim de mantê-la nutritiva e inofensiva para o estômago.