O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do Brasil e no mundo, mesmo enfrentando algumas concorrências de outros programas. Um dos seus diferenciais está no alto grau de segurança que oferece aos usuários. O problema é que um dos bugs presentes no aplicativo ainda não tem solução e pode comprometer a privacidade das pessoas.
Veja também: WhatsApp desenvolve recurso para salvar mensagens temporárias
Entenda qual é o bug do WhatsApp que coloca a privacidade em risco
Primeiramente, é preciso destacar que uma das ferramentas mais utilizadas do WhatsApp é a de bloquear contatos. Através dela o usuário consegue excluir do seu círculo virtual uma pessoa indesejada, com a qual não quer manter conversa. Em tese, o contato bloqueado não tem acesso a nenhuma informação ou atualização do perfil que o excluiu. Porém, isso ocorre só em tese mesmo.
Um aplicativo paralelo, chamado WhatsApp GB, é capaz de burlar o sistema de bloqueio e exibir a atualização de status para os contatos que foram bloqueados. Ou seja, se você bloquear uma pessoa e ela tiver o programa paralelo instalado, poderá ver o seu status mesmo fora do círculo de amizades.
Essa informação causa revolta em outros usuários da plataforma, pois o objetivo da ação de bloqueio é eliminar qualquer chance de contato. Afinal, alguns dos motivos para se eliminar alguém do convívio pode envolver a própria segurança da pessoa.
Entenda os riscos do WhatsApp GB
Além disso, vale destacar que o WhatsApp GB é um programa paralelo sem vínculos legais com a versão original do mensageiro. Sua instalação e utilização é vedada pela empresa, que pode banir o usuário que utilizá-lo.
Para instalar o WhatsApp GB é preciso ter a versão oficial do app em seu celular. No entanto, o modo paralelo consegue oferecer ferramentas diferentes de customização e até de algumas funcionalidades para a pessoa que o usa. No entanto, o programa não conta com a segurança que o WhatsApp oferece, uma vez que não tem a criptografia de ponta a ponta.