O Brasil é um país com muitos condutores, pois a cultura do carro próprio ainda é bem grande, então é algo que todos querem possuir para realizar as atividades do dia a dia, das mais básicas àquelas que só são viáveis dessa forma. Infelizmente não é porque temos muitos motoristas por aí que todos eles ssão bons ou mesmo exemplares.
Veja também: Contran confirma benefício para quem ficar 12 meses sem receber multa
Todos os anos o Detran registra diversos tipos de multas, mas há um plano do governo para tentar diminuir esses números, principalmente porque a esmagadora maioria dessas penalidades recebidas têm ligação com coisas que às vezes são consideradas “bobas”, ou seja, estacionamento, velocidade e até mesmo mexer no celular.
Diante disso, alguns projetos para incentivar os motoristas a serem mais cuidadosos para tomarem menos multas estão sendo implantados. Uma das ideias resultou na criação do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), algo que a Secretaria Nacional de Trânsito deve lançar já no mês que vem.
Por meio do projeto, o condutor que ficar por um ano sem receber qualquer tipo de multa irá poder fazer a sua inscrição e ganhar vários benefícios. Os cadastros poderão ser feitos com a Carteira Digital de Trânsito (CDT).
O que se sabe por enquanto é que entre as vantagens estarão os descontos na taxa de renovação da Carteira Nacional de Habilitação, que podem chegar a 20%, contudo apenas a partir do ano que vem. Além disso, irá existir ainda um cashback que será fornecido por empresas de estacionamento. Essa será mesmo uma grande vantagem para quem precisa ir ao centro das cidades, já que a parceria da organização será com grandes empresas.
O que o governo lembra a todos é que, diferente de outros programas, as pessoas não vão ser automaticamente inscritas no benefício. Em outras palavras, todos aqueles que estão cadastradas no CadÚnico são inscritas em programas como o Auxilio Brasil e vale-gás, porém o mesmo não vai acontecer nesse caso. É preciso ficar atento, pois passar 12 meses sem multa não levará o motorista a obter as vantagens tão naturalmente assim.
A pessoa vai precisar acessar o aplicativo da Carteira de Habilitação e fazer o cadastro por lá. Algo muito simples e rápido. O processo de adesão ainda está sendo trabalhado e regulamentado pelo Senatran, que irá incluir um passo a passo para que o condutor não tenha nenhum tipo de dúvida.
Também está sendo decidido como funcionará a consulta ao histórico de multas dos indivíduos, além de todas as parcerias que vão estar inclusas no programa, sejam elas de órgãos públicos ou de entidades privadas. De toda forma, vale lembrar que essas estão entre as multas mais recorrentes no Brasil:
- Passar do limite de velocidade;
- Dirigir com a habilitação vencida;
- Permitir outra pessoa dirigir sem habilitação;
- Dirigir sem habilitação;
- Não usar o cinto de segurança.