Mais de 300 mil trabalhadores que deixaram de sacar o benefício de R$ 1.100 pago no ano de 2019 podem fazer isso nos próximos meses. O governo federal confirmou a liberação de R$ 208,5 milhões para pagamento do abono salarial PIS/Pasep atrasado.
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Esses recursos são destinados aos profissionais que cumpriam todas as regras quando o benefício foi pago originalmente, mas por algum motivo não resgataram o dinheiro. A solicitação pode ser feita até o fim do calendário vigente, que começou no dia 8 de fevereiro.
Quem recebe o abono PIS/Pasep?
Os recursos referente a 2019 foram liberados para 22,2 milhões de trabalhadores, dos quais 98,56% já fizeram o saque. Para receber, é necessário cumprir as seguintes exigências.
- Ter inscrição no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos em 2019;
- Ter recebido até dois salários mínimos mensais, em média, no ano considerado;
- Ter trabalhado por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, naquele ano;
- Estar com os dados corretos informados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou e-Social.
O valor do abono chega a um salário mínimo por pessoa, sendo proporcional ao número de meses trabalhados no ano-base. Quem atuou por apenas um mês em 2019 recebe R$ 110. Já quem atuou por 12 meses tem direito a R$ 1.100.
Como solicitar o PIS/Pasep atrasado
O prazo para solicitar a reemissão do crédito do abono salarial atrasado vai até o dia 29 de dezembro. Basta comparecer a uma unidade regional do Ministério do Trabalho, ou enviar um recurso administrativo para o e-mail trabalho.uf@economia.gov.br (substituindo as letras “uf” pela sigla do estado onde mora).
A consulta do benefício está disponível no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, ou ligando para a central Alô Trabalho, no número 158.