Algumas pessoas podem já ter ouvido falar sobre um novo tipo de benefício que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está repassando de um tempo para cá. Esse auxílio está no valor de R$ 606, ou seja, metade de um salário mínimo. Mas do que se trata? Essa é a dúvida de muita gente. Hoje nós vamos esclarecê-la de uma vez.
Veja também: Setor industrial abre 6.488 vagas de emprego em todo o país
O chamado auxílio-inclusão é um dinheiro que está sendo oferecido aos cidadãos que ganharam o Benefício de Prestação Continuada (BPC) pelos últimos cinco anos. A ideia é passar meio salário – nesse caso, metade do valor do BPC – para as pessoas que estejam tentando entrar no mercado de trabalho.
Isso significa que se você é um beneficiário e conseguir um emprego formal, isto é, de carteira assinada, terá a chance de receber metade do valor do programa sem precisar abrir mão dessa renda.
O governo entende que muitas pessoas ficam receosas de voltar para o mercado para receber até menos do que já tinham garantido com o benefício. Para encorajar o cidadão, a medida foi tomada para que ele – a princípio – não só tenha a renda do trabalho.
Para ser capaz de ter acesso ao dinheiro extra, a pessoa irá precisar se encaixar em alguns requisitos mínimos:
- Ter inscrição atualizada no Cadastro Único (CadÚnico);
- Estar com inscrição regular no CPF;
- Ser beneficiário ou receber o BPC há cinco anos;
- Iniciar uma atividade remunerada (iniciativa pública ou privada) com remuneração inferior a dois salários mínimos (R$ 2.424 em 2022).
Como solicitar?
Se você ficou interessado e quer realizar a solicitação desse auxilio, saiba que tudo pode ser feito de forma rápida e simples com a internet, logo não é necessário ir até uma agência do INSS. Basta seguir essas etapas:
- Acesse o Meu INSS;
- Em seguida, toque na opção “Novo Pedido”;
- Depois disso, informe o nome do serviço/benefício que você deseja;
- Logo após, ainda na lista, toque no nome do serviço/benefício;
- Feito isso, leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as próximas instruções.
Aqueles que tiverem dúvidas podem ligar para o número 135.
Vale lembrar que a ideia do BPC é ajudar as pessoas que não têm nenhuma condição de se sustentarem sozinhas, por isso eles incluem idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiências, sejam elas físicas, mentais ou de qualquer natureza que as impeçam de obter um emprego formal.
O governo quer que os cidadãos que agora passaram a ter condições de trabalhar, solicitem o auxílio por acreditar que isso traria mais felicidade aos beneficiários e daria uma pequena aliviada nas dívidas que se acumularam com o período onde o emprego não era uma opção. Apenas lembre-se que a ajuda deve ser temporária!