Aposentados, pensionistas e segurados de outros auxílios que venceram o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Justiça receberão os valores na próxima semana. O Conselho de Justiça Federal (CJF) liberou R$ 1,4 bilhão para que os Tribunais Regionais Federais (TRFs) façam os pagamentos dos atrasados.
Leia mais: Estas 5 doenças dão direito à aposentadoria do INSS, mas pouca gente sabe
Os repasses serão realizados via RPV (Requisição de Pequeno Valor), ordens de pagamento envolvendo até 60 salários mínimos. Atrasados acima de R$ 72.720 são quitados via precatórios.
Serão beneficiados 93.241 cidadãos que venceram mais de 72 mil ações judiciais de revisão ou concessão de benefício contra o INSS. O pagamento das RPVs ocorre somente quando não há mais chance de recurso por parte da autarquia.
Seu nome está na lista?
Os valores liberados em agosto são referentes à ordem de pagamento emitida pelo juiz em julho. O dinheiro cai em uma conta aberta na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.
Para descobrir se seu pagamento foi incluído nesse lote, o segurado deve acessar o site do TRF responsável por sua região e fazer a consulta. Veja os endereços:
- TRF 1ª Região: DF, PA, AM, AC, RR, RO, AP, MG, GO, TO, MT, BA, PI e MA
- TRF da 2ª Região: RJ e ES
- TRF da 3ª Região: SP e MS
- TRF da 4ª Região: RS, PR e SC
- TRF da 5ª Região: PE, CE, AL, SE, RN e PB
A data de pagamento exata depende do calendário definido pelo próprio TRF. Parte dos órgãos fará o depósito na semana que vem, alguns a partir do 5º dia útil de setembro, e outros ainda não definiram o cronograma.