Os motoristas do Rio de Janeiro têm reclamado da dificuldade de conseguir acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), mesmo depois de quitar o documento. Esse é o seu caso? Então veja o que fazer para resolver o problema e garantir o certificado.
Leia mais: Motoristas sofrem novos golpes nos postos de combustíveis; veja como evita
A orientação é que a dificuldade de acesso seja registrada na Ouvidoria do Detran do Rio de Janeiro. O calendário de licenciamento dos veículos segue até 31 de dezembro.
Acesso ao CRLV
Os motoristas que já pagaram a Guia de Regularização de Taxas (GRT) conseguem acesso ao CRLV dos veículos. Pelo menos é isso o que acontecesse quando o sistema não apresenta falhas como as que estão sendo constatadas.
Os motoristas do estado do Rio de Janeiro estão divulgando que não conseguem ter acesso ao documento, mesmo com o pagamento em dia. O problema vem sendo registrado por quem tenta usar o documento atualizado no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.
Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), todos os débitos do veículo devem estar em dia para que o motorista consiga o acesso ao CRLV digital. Isso inclui não só o licenciamento, pois também há o IPVA e o pagamento das multas, caso conste que há infrações.
Apesar disso, no Rio de Janeiro não é preciso ter o IPVA quitado para ter o CRLV. O Detran do estado garante que o dono do veículo precisa apenas pagar a taxa GRT e o seguro DPVAT dos anos anteriores.
A questão é que mesmo depois do pagamento, a atualização do sistema pode demorar até 20 dias úteis. É por isso que a orientação dada é que os motoristas aguardem o prazo de liberação do novo documento por meio do aplicativo.
Se depois desse prazo ele ainda não estiver liberado, o Detran do Rio orienta baixar novamente o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Caso o problema persista, basta entrar em contato com a Ouvidoria. Essa interação pode ser feita presencialmente ou pela internet no site do Detran.