As baratas são seres incrivelmente resistentes, aguentando até 900 vezes mais que o peso do próprio corpo. Isso explica a dificuldade de matar uma delas com apenas uma chinelada. Apenas 1% das baratas existentes no mundo chegam aos domicílios, mas parece ser o suficiente para despertar sentimentos como nojo, medo e até fobias.
Veja também: Solução para insetos? Use bicarbonato de sódio e açúcar em baratas
É comum que as pessoas pisem nesses insetos quando acham que devem se livrar delas imediatamente. Contudo, caso tenha uma infestação em sua casa, recomenda-se contratar um serviço de dedetização. Lembrando também que nenhum inseto aparece por vontade própria e sim pela atração de aromas e aberturas na parede, teto ou piso que possibilitem sua entrada.
Focar na prevenção das baratas é uma forma de evitar que você tenha que matar várias delas
Primeiramente, a barata vive em meio ao lixo e carrega bactérias no próprio corpo, que são liberadas parcialmente no ambiente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças como meningite, tuberculose e viroses podem ser provocadas pelos microorganismos. Ao infectar o organismo de alguém, patologias graves surgem repentinamente.
Existem algumas maneiras de prevenir que insetos espalhem doenças e pânico, começando pelo fechamento de frestas e instalação de telas nas janelas. A higienização dos espaços precisa estar em dia, principalmente a cozinha, onde há o acúmulo de restos orgânicos. Por fim, atente-se aos detalhes, evitando deixar a comida do cachorro exposta à noite e qualquer sinal de mau odor, ao retirar o lixo diariamente.