Na atual situação em que o país se encontra, ninguém está recusando uma oportunidade de ganhar um dinheiro extra sem fazer esforço, certo? Sendo assim, quando alguém recebe uma notícia de que pode ter uma quantia para receber do governo, não perde tempo! Nesse caso, o dinheiro que algumas pessoas podem ter para receber em breve vem do banco, pois estamos falando de valores que estiveram esquecidos por lá.
Veja também: VALORES A RECEBER: consulta do dinheiro esquecido já começou?
Por incrível que pareça, essa é a realidade de vários brasileiros que tiveram a sorte de receber quantias do Banco Central (BC) quando o mesmo liberou o Sistema de Valores a Receber (SVR) para que milhões de pessoas físicas e jurídicas pudessem consultar se tinham ou não deixado algo para trás nos bancos.
Naquele momento, o BC deixou disponível cerca de R$ 3,9 bilhões, mas só na primeira fase! Este montante tem dono, ou seja, pertence às pessoas que apenas não lembravam mais que tinham um valor aqui e outro ali em contas diversas criadas há muito tempo; no entanto, depois que essa primeira fase passou – entre fevereiro e abril deste ano– foi dito que, em algum momento, uma segunda fase iria ficar disponível.
A espera é o que está deixando muita gente impaciente.
Quando essa segunda fase deve começar?
Há uma grande dúvida sobre quando ela terá início e quando as pessoas vão poder fazer as consultas novamente. Para alguns, há grandes chances de setembro ser o mês, contudo não se sabe ao certo. A segunda fase deveria ter acontecido em maio, porém uma greve de servidores do banco fez com que tudo entrasse em atraso.
Como a greve se estendeu até julho, o programa acabou sendo adiado. Com isso, não há qualquer previsão de quando a segunda rodada pode começar, então as pessoas seguem no escuro. Apesar disso, o Banco Central já informou que irá divulgar as datas de reabertura dos sistemas. Sendo assim, tudo que resta é esperar.
Mas vale lembrar que esse dinheiro está com o governo e não é como um benefício extra, por assim dizer. É importante ressaltar isso, já que muitas pessoas podem ficar com medo de o processo ser adiado para 2023 por falta de verbas. Esse não deve ser o caso, visto que a operação está programada e já até deveria ter sido realizada.
Vale lembrar ainda que a segunda fase da consulta no Sistema de Valores a Receber vai disponibilizar sete novas razões do porquê uma pessoa pode ter esquecido dinheiro no banco. Confira:
- Tarifas que foram cobradas de forma indevida, não previstas em Termos de Compromisso assinados o BC;
- Parcelas ou obrigações relativas às operações de crédito que foram cobradas de forma indevida;
- Fundo Garantidor de Créditos (FGC);
- Contas de pagamento pré-paga e pós-paga que acabaram sendo encerradas ainda com saldo disponível;
- Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
- Entidades que estejam em liquidação extrajudicial;
- Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop).