Se o seu iPhone foi roubado, o melhor a fazer é não responder às possíveis mensagens dos criminosos. Pelo menos é isso o que uma engenheira de hardware, chamada Paris Campbell, revelou em uma publicação no TikTok.
Veja também: iPhone 14: devo esperar o lançamento ou comprar um aparelho agora?
Nunca responda o criminoso se o seu iPhone foi roubado
Seu iPhone foi roubado e o bandido ainda te mandou uma mensagem com alguma proposta absurda ou apenas fazendo ameaças? Nunca fale com ele, orientou a profissional especializada na área.
A engenheira respondeu Stella Kim, uma vítima de roubo do iPhone que relatou o ocorrido em seu perfil na rede social. A resposta acumulou quase 4 milhões de visualizações em menos de um dia.
Kim exibiu textos de um endereço de e-mail desconhecido depois que seu telefone foi roubado. As mensagens diziam que seu telefone estava “desbloqueado” e seus dados pessoais seriam vendidos no mercado negro se ela não removesse o dispositivo de seu ID Apple .
Em entrevista ao site Newsweek, Campbell disse que em seu trabalho de engenharia, ela vê vítimas de roubo chegando com mensagens como essas “diariamente”. Eles também caem nas ameaças com a mesma frequência.
Bandidos não terão acesso a nada que está bloqueado
“As mensagens atacam as emoções das pessoas, dando-lhes a impressão de que têm acesso a coisas pessoais, como fotos, mesmo que na verdade não tenham”, disse Campbell. “Muitas pessoas não pensam com clareza, apenas pensam em querer seus dados perdidos ou não querer que caiam nas mãos erradas.”
Você não precisa remover o dispositivo
“A única razão pela qual essas pessoas estão entrando em contato com você agora é porque seu telefone é realmente inútil para elas. Você é a única pessoa que pode salvá-los e eu sugiro que não”, disse a especialista. Por isso, a orientação é não remover o aparelho.
Ela ainda termina ressaltando que se o dono verdadeiro do iPhone não ajudar, o ladrão nunca conseguirá vender o aparelho por um valor satisfatório. O máximo que podem fazer é desmontar o dispositivo e vender algumas peças, o que é bem difícil de ser feito.