O Spotify anunciou na última terça-feira (2) que colocará um botão “Play” e outro chamado “Shuffle” (embaralhar aleatoriamente) nas listas de reprodução de um álbum. Isso vai ajudar a descomplicar a reprodução de uma playlist comum ou mesmo de um álbum específico.
Veja também: WhatsApp sempre online? Descubra o que pode estar acontecendo
Isso quer dizer que o atual botão combinado já gerou muitas reclamações pelos usuários da plataforma. Aliás, a experiência que o dispositivo digital proporcionou em outras plataformas já poderia ter sido utilizada pelo próprio Spotify. Em nenhum ambiente, o botão combinado teve uma boa aceitação por parte dos usuários.
Novo botão do Spotify será apenas para assinantes
O grande problema é que o Spotify só vai compartilhar a melhoria com o público que pagar por isso. Uma modificação tão simples e necessária quanto essa estará disponível apenas para o público premium – foi isso o que garantiu a empresa nesta semana.
Inclusive, há rumores de que a empresa planeja aumentar o valor das mensalidades. O novo botão e algumas outras melhorias na experiência do usuário podem ser utilizados como justificativa para o provável reajuste em um futuro breve.
Pequenas mudanças na plataforma impactam grandes alterações de usabilidade
Vale destacar que, embora seja uma mudança simples a alteração de botões na plataforma, ela tem um poder de mudar a maneira como se navega no aplicativo. Lembre-se de que estamos diante do aplicativo de música e podcasts mais acessado do Brasil e um dos principais no mundo inteiro.
Aplicativos como Amazon Music, Apple Music e outros já contam com o botão Play/Shuffle em sua operacionalidade. Sendo assim, a alteração será muito bem-vinda e aceita por todos os assinantes. O único ponto que gerou reclamações foi a necessidade de assinatura. Contudo, é comum que apenas os pagantes possuam acesso às melhorias que o serviço possa proporcionar.
Na verdade, algumas pessoas discutem sobre a gratuidade do Spotify, já que muitas outras plataformas não dão esse tipo de acesso.