O Auxílio Brasil é o benefício do governo mais conhecido e desejado pelos brasileiros do momento. Ele garante o pagamento mínimo mensal de R$ 600 para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. No entanto há outras ajudas governamentais que talvez você não conheça. Saiba quais são eles e quem tem direito de solicitar.
Leia mais: Minha família tem direito à PEC dos Benefícios? Veja como descobrir
Para aproveitar os benefícios em questão, todo cidadão precisa ter o Cadastro Único (CadÚnico). É por meio dos dados relacionados que os programas são direcionados para atender as necessidades de cada família. O amparo a população chega por várias frentes. Venha conhecer algumas delas.
Benefícios do governo
Algumas dessas ajudas mencionadas atendem grupos específicos. É também por essa razão que elas são menos divulgadas do que as iniciativas mais abrangentes. Uma delas é o ProJovem Adolescente.
Ele é destinado aos jovens com idade entre 15 e 17 anos. É preciso que o interessado venha de medidas socioeducativas de internação ou esteja em cumprimento. Além disso, também pode estar vinculado aos programas e serviços de combate ao abuso e à exploração sexual.
A intenção do benefício é complementar a Proteção Social Básica ao criar mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária, além de promover a inserção e permanência do jovem no sistema educacional. É cobrada a frequência escolar para garantir o benefício.
A inscrição é por meio do Centro de Referência em Assistência Social (Cras).
Entre ajudas governamentais em forma de programas e que ainda são pouco conhecidos está o Programa Brasil Carinhoso. Nesse caso, estamos falando de uma transferência de dinheiro para custear os gastos com a manutenção e desenvolvimento da educação infantil. Os recursos são destinados aos alunos de zero a 48 meses que estão matriculados em creches públicas ou conveniadas.
E tem ainda o Telefone Popular! A inciativa permite que famílias inscritas no CadÚnico possam acessar à telefonia fixa com condições especiais. A tarifa é reduzida, então custa cerca de R$ 15. O valor varia conforme o imposto de cada estado e da região de prestação do serviço.
Para pedir o benefício do Telefone Popular, o cidadão precisa entrar em contato com a concessionária da região onde mora e informar o Número de Identificação Social (NIS) e o CPF.