scorecardresearch ghost pixel



Abono PIS/Pasep 2021: quando será pago, valores e muito mais

Benefício destinado aos trabalhadores da iniciativa pública e privada chega até um salário mínimo por pessoa.



O governo federal autorizou o repasse do abono salarial PIS/Pasep com ano-base 2020 para milhões de trabalhadores no primeiro semestre. Além dessa rodada, que havia sido adiada no ano passado, a expectativa é que também houvesse liberação do benefício referente a 2021.

Leia mais: Desmentiu: Nubank afirma que não encerrará operações no Brasil

No entanto, a decisão foi de adiar novamente o calendário e pagar apenas o abono de 2020. Dessa forma, quem trabalhou em 2021 segue sem informações sobre quando receberá o benefício.

O abono salarial é pago a funcionários de empresas privadas que integram o PIS (Programa de Integração Social) e servidores públicos que participam do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). O primeiro é repassado pela Caixa Econômica Federal, enquanto o segundo fica sob responsabilidade do Banco do Brasil.

O que se sabe sobre o abono PIS/Pasep 2021?

Até o momento, o governo ainda não divulgou o calendário oficial de pagamento do benefício. Contudo, a expectativa é que os repasses ocorram no próximo ano.

Quanto ao valor, o abono está atrelado ao salário mínimo em vigência, hoje de R$ 1.212. A última previsão do Ministério da Economia é que a inflação terminará o ano em 6,54%, e esse é o percentual usado no reajuste do mínimo.

Se a estimativa se confirmar, o piso nacional vai para R$ 1.292 a partir de janeiro. Esse também será o teto do PIS/Pasep, já que o valor pago a cada trabalhador depende do número de meses trabalhador no ano considerado para apuração (1/12 do mínimo por mês).

Quem tem direito ao PIS/Pasep 2021?

Para receber o benefício referente ao ano passado, o trabalhador precisa cumprir os seguintes requisitos:

  1. Ter trabalhado por no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, em 2021;
  2. Ter recebido até dois salários mínimos mensais, em média, naquele ano;
  3. Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos em 2021;
  4. Estar com os dados corretos na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial no ano passado.

A consulta do benefício pode ser feita pela internet, no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, ou pelo telefone da central de atendimento Alô Trabalho, no número 158.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário