A Caixa Econômica Federal deve começar em breve a oferecer o empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil. A modalidade foi regulamentada no início desta semana pelo Ministério da Cidadania, em portaria publicada no Diário da União.
Leia mais: Banco Central muda tarifa de pagamentos com cartões; veja como fica
Outra grande novidade é que os clientes que fazem parte do programa e contrataram outro empréstimo com taxa de juros mais alta poderão fazer a portabilidade para o consignado. Em outras palavras, o cidadão poderá “trocar” o crédito para obter melhores condições de pagamento.
“As condições do crédito consignado, destinado aos beneficiários do Auxílio Brasil, serão oportunamente divulgadas e oferecidas aos clientes”, anunciou o banco. Em agosto, a presidente da instituição, Daniella Marques, garantiu que o banco terá a “menor taxa do mercado”.
De acordo com as regras publicadas pelo Ministério da Cidadania, a taxa de juros cobrada pelos bancos não por ultrapassar 3,5% ao mês, com parcelamento em até 24 meses. O beneficiário poderá comprometer até a 40% do valor de seu benefício com o empréstimo, ou seja, R$ 160.
Apesar do interesse da Caixa, outros grandes bancos como Itaú e Bradesco já anunciaram que não vão aderir à modalidade. Já o Banco do Brasil afirmou que está avaliando a possibilidade.