Na corrida para as eleições presidenciais, o presidente Jair Bolsonaro tem apostado em garantir a preferência das famílias de baixa renda. Um de seus focos é o programa Auxílio Brasil, que teve o valor da parcela elevado para R$ 600 mensais até dezembro.
Leia mais: Aposentados do INSS podem receber DUAS aposentadorias ao mesmo tempo
Além disso, o Ministério da Cidadania confirmou que a folha de pagamento do programa vai aumentar em setembro. Cerca de 450 mil famílias começam a receber o benefício, totalizando mais de meio milhão de novas pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas.
Com o novo acréscimo, o público sobe para 20,65 milhões de lares de todo o Brasil. Atualmente, o Nordeste é a região com o maior número de beneficiários (9,58 milhões), seguido de Sudeste (6,11 milhões), Norte (2,48 milhões), Sul (1,37 milhão) e Centro-Oeste (1,08 milhão).
Como consultar se fui aprovado?
Para descobrir se sua família faz parte do novo lote de inclusões, o cidadão pode realizar uma consulta nos canas oficiais do governo. Veja quais são:
- Aplicativo Auxílio Brasil (disponível para Android e iOS);
- Aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS);
- Telefone da Caixa Econômica Federal, no número 111;
- Telefone do Ministério da Cidadania, no número 121.
O acesso ao app oficial do programa é feito com as credenciais no sistema Gov.br. Quem ainda não possui uma conta pode criar na hora, de forma segura e gratuita.
Próximos pagamentos
Os calendário de setembro do Auxílio Brasil começou no último dia 19 e segue até o próximo dia 30. Os repasses são realizados de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) do cidadão, na ordem do 1 ao 0. Confira as datas de pagamento:
Final do NIS/ Data de pagamento
- 1 – 19 de setembro
- 2 – 20 de setembro
- 3 – 21 de setembro
- 4 – 22 de setembro
- 5 – 23 de setembro
- 6 – 26 de setembro
- 7 – 27 de setembro
- 8 – 28 de setembro
- 9 – 29 de setembro
- 0 – 30 de setembro