O Ministério da Cidadania anunciou mais uma mudança no Auxílio Brasil, que nos últimos meses já passou por uma série de modificações. A novidade da vez é que parte dos beneficiários poderá ter acesso ao dinheiro de forma antecipada em setembro.
Leia mais: Empréstimo consignado do Auxílio Brasil já foi liberado? Confira as atualizações
Uma emenda constitucional aprovada pelo Congresso Nacional elevou o valor dos pagamentos a R$ 600 mensais, medida que tem validade até dezembro. A partir de janeiro, a previsão é que benefício retorne aos R$ 400 originais.
Parcelas antecipadas
Em agosto, primeiro mês em que o acréscimo foi pago, o governo antecipou o calendário de liberou o benefício mais cedo. A intenção era repetir o feito em setembro, mas isso não foi possível e o cronograma original, que prevê os pagamentos nos dez últimos das úteis do mês, foi mantido.
Agora, a pasta da Cidadania anunciou que apenas alguns grupos poderão sacar o Auxílio Brasil de forma antecipada, mas não com tantos dias de adiantamento como foi em agosto. Todas as famílias que estão com os pagamentos programados para segunda-feira serão autorizadas a movimentar o dinheiro no sábado anterior.
Dessa forma, os aprovados com Número de Identificação Social (NIS) com final 1 e 6 poderão gastar o dinheiro mais cedo neste mês. Nenhuma mudança foi confirmada nas parcelas dos meses de outubro, novembro e dezembro.
Calendário do Auxílio Brasil
Cerca de 20,65 milhões de famílias estão aptas a receber o Auxílio Brasil nos próximos dias. Como de praxe, o calendário segue a ordem do final do NIS dos beneficiários, confira as datas:
- NIS final 1 – 19 de setembro (liberação em 17/09);
- NIS final 2 – 20 de setembro;
- NIS final 3 – 21 de setembro;
- NIS final 4 – 22 de setembro;
- NIS final 5 – 23 de setembro;
- NIS final 6 – 26 de setembro (liberação em 24/09);
- NIS final 7 – 27 de setembro;
- NIS final 8 – 28 de setembro;
- NIS final 9 – 29 de setembro;
- NIS final 0 – 30 de setembro.