Os trabalhadores brasileiros ainda podem sacar a parcela única de até mil reais referente ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) este ano, pois o governo garante que o dinheiro ficará disponível até 15 de dezembro. Depois disso, ele volta para a conta do trabalhador. Que tal garantir a quantia no seu bolso?
Leia mais: Recolhimento do FGTS continua até o dia 7 de cada mês; veja quando muda
O dinheiro foi liberado por meio do saque extraordinário. Foi um recurso a mais para movimentar a economia e ajudar os trabalhadores que estão com o orçamento apertado por causa da alta na inflação e dos preços dos alimentos. Quem estava com as economias em dia aproveitou o dinheiro para investir em opções mais rentáveis.
Parcela única do FGTS
Segundo a Caixa Econômica Federal, o dinheiro da parcela única do FGTS só ficará disponível até dezembro. Não há qualquer previsão de ampliar o prazo nem tampouco de liberar novos saques.
O repasse do dinheiro está sendo feito por meio da Poupança Digital do Caixa Tem. Todos os depósitos foram concluídos até o mês de junho, ou seja, as pessoas com valores disponíveis já podem movimentar as quantias.
O valor ficará na conta até 15 de dezembro. A parcela do fundo pode ser usada de várias formas, como para o pagamento de contas. O uso do dinheiro foi opcional, então muitos trabalhadores optaram por não usar o recurso.
Se o dinheiro já foi devolvido para a conta, mas o cidadão tem interesse de fazer uso dessa parcela única, ele pode fazer a solicitação por meio do aplicativo. Veja como:
- Faça login no app do FGTS;
- Vá em “saque extraordinário”;
- Veja o valor que está disponível e, em seguida, clique em “solicitar saque”.
É preciso informar a conta para onde a quantia será transferida. Depois disso, apenas será preciso confirmar a solicitação e acrescentar a senha. O valor ficará disponível em até cinco dias após o pedido.
O trabalhador que está em dúvida se tem valores disponíveis pode consultar o status em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou pelo telefone 0800 726 01 01. Outra opção é acessar o site ou aplicativo do FGTS.