Faz uma semana que a foto de uma idosa de 92 anos, não identificada por motivos de segurança, viralizou nas redes sociais. Na imagem é possível observar a diferença da pele do seu pescoço e do rosto.
Veja também: Como usar óleo de camélia na pele e cabelo? Produto é barato e poderoso
Perto do colo ela não passava nenhum produto, enquanto a face era protegida diariamente com filtro solar, resultando em um grande contraste capaz de instigar a curiosidade até dos médicos.
A origem da foto
Apesar de ser um assunto recente, repercutido com a interação de famosos e influenciadores digitais da área estética e dermatológica, o primeiro registro oficial ocorreu em uma publicação científica. A paciente foi apresentada em um estudo de caso que tinha o objetivo de investigar os fatores envolvendo câncer de pele, sob a supervisão do pesquisador Christian Posch.
Questão de saúde
O Departamento de Dermatologia da Universidade Técnica de Munique, localizada na Alemanha, promoveu o desenvolvimento dessa análise. Os resultados foram publicados no Journal of European Academy of Dermatology and Venereology. A conclusão confirmou que os tumores cancerígenos dermatológicos apresentam maior incidência em idosos, considerando fatores genéticos e ambientais.
A importância do protetor solar
Além do aspecto estético, ao proteger a pele do sol, as células podem se renovar com mais facilidade. Isso reduz os riscos envolvendo o câncer, envelhecimento precoce e agravamento de certas condições. Portanto, mais do que um produto estético, o protetor solar é uma barreira contra agentes que elevam os danos naturais causados pela exposição aos raios solares.
A senhora representada no estudo revela a diferença de uma região que recebeu cuidados e outra que foi negligenciada. Independente do seu tipo de pele, busque a melhor opção de filtro e comece a se cuidar de maneira completa. De acordo com o seu estilo de vida, não esqueça de passar uma camada do produto nas pernas, pescoço e braços, redobrando a atenção nos períodos de altas temperaturas.