Os trabalhadores têm até o final do ano para resgatar o abono salarial do PIS/Pasep. Quem não fizer o saque dentro do prazo só terá uma nova oportunidade de fazê-lo no calendário de 2023. Ainda está em dúvida sobre ter ou não direito? Não tem problema. Confira agora quem terá acesso ao saque duplo ainda em setembro.
Leia mais: Trabalhou 30 dias com carteira assinada? O PIS/Pasep pode ser pra você!
De acordo com dados oficiais, os benefícios referentes aos anos de 2019 e 2020 foram esquecidos por quase 1 milhão de brasileiros. Agora todas essas pessoas têm direito ao saque duplo. Os valores ficam disponíveis até 29 de dezembro.
Saque duplo em setembro
O PIS e o Pasep são contribuições sociais. Eles são pagos pela iniciativa privada e também pelo setor público. O objetivo é distribuir melhor a renda entre os trabalhadores que recebem menos.
Os profissionais que estão em dúvida sobre ter direito ao saque duplo deste mês podem fazer uma consulta pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Outra opção é entrar em contato pelo telefone 158.
O PIS é para os trabalhadores do setor privado, então é pago pela Caixa Econômica Federal. Já o Pasep é para os servidores públicos. O valor é disponibilizado pelo Banco do Brasil.
Para ter direito ao PIS/Pasep, o cidadão deve estar inscrito nele há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial.
Além disso, também é necessário ter recebido até dois salários mínimos por mês no ano de referência, sempre com a carteira assinada. Outra exigência é ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano. Dessa forma, o cálculo do abono salarial leva em conta o período trabalhado. O valor máximo é de R$ 1.212 para quem trabalhou os 12 meses.
O profissional que precisa pedir o PIS/Pasep de anos anteriores deve procurar uma agência do Ministério do Trabalho e Previdência ou entrar em contato pelo 158. O cidadão também pode fazer o pedido pelo portal do Governo Federal, ou seja, por meio do Gov.br.