Desde o anúncio da medida que autoria a contratação de crédito consignado por beneficiários do Auxílio Brasil, o assunto vem ganhando força. Nesse tipo de empréstimo, o valor da parcela é descontado direto da folha de pagamento do contratante, neste caso, do benefício.
Leia mais: Inscrição no aplicativo do CadÚnico garante pagamento de benefícios sociais?
A novidade gerou muita polêmica, especialmente depois que os maiores bancos do país se negaram a aderir. Mesmo assim, o governo federal parece decidido em ver os empréstimos funcionando.
Quando será liberado?
Em entrevista recente, o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, sinalizou que as contratações devem começar nos próximos dias. Considerando a previsão anunciada pelo ministro, é possível que os empréstimos consignados para Auxílio Brasil tenham início ainda nesta semana, a primeira de setembro.
“A lei foi aprovada, sancionada pelo presidente, logo em seguida o presidente assinou um decreto. A portaria, o sistema para concessão, habilitação, homologação dessas empresas, uma série de documentos também. Acredito que até início do mês que vem (setembro) seja tudo regulamentado”, afirmou.
Segundo ele, “quase 17 instituições financeiras” já foram autorizados a operar a modalidade, o que mostra o “interesse do mercado em estar disponibilizando o crédito consignado a essa população”.
Caixa Econômica Federal, Banco Pan, Banco Safra, BMG, Daycoval e Facta Financeira são algumas empresas que já confirmaram sua participação na modalidade. “O Agi já oferece crédito consignado para beneficiários do INSS e agora passa a oferecer também para beneficiários do Auxílio Brasil”, anunciou o banco.