Esta é a lição de um Nobel de Economia para investir melhor

Existe um caminho para quem busca investir melhor. E a afirmação é do psicólogo e ganhador do Nobel de Economia 2002.



Tomar uma decisão nem sempre é fácil, menos ainda na hora de investir. O medo, a insegurança e até a falta de conhecimento são algumas barreiras. Mas Daniel Kahneman pode ter as respostas. Aprenda a investir melhor com as dicas do psicólogo e ganhador do Nobel da Economia 2002.

Leia mais: Aprenda a juntar R$ 10 mil todos os anos para viajar; como investir?

Kahneman compartilhou parte desses conhecimentos durante um evento em São Paulo, no mês passado. Segundo ele, os humanos não são racionais, menos ainda irracionais. “Não somos racionais do ponto de vista técnico”, considera o psicólogo, ao afirmar que a mente humana tem essa limitação.

Investir melhor

O psicólogo e ganhador do Nobel de Economia 2022 também afirma que os humanos estão sujeitos aos erros cumulativos de raciocínio. Os conceitos são abordados no livro “Rápido e Devagar: duas formas de pensar”.

Kahneman fala da aversão à perda e as reações muito mais intensas se comparadas aos momentos de ganhos. Outra afirmação interessante feita pelo psicólogo é que as pessoas são mais avessas aos riscos em escolhas com ganhos certos. Por outro lado, mais dispostas quando envolvem potenciais perdas.

O caminho para investir melhor é, segundo Kahneman, o atraso na decisão intuitiva e rápida. Segundo ele, antes de qualquer escolha é preciso reunir informações relevantes e essenciais sobre o assunto.

Depois disso é fundamental sistematizar e certificar, antes de tomar qualquer escolha. O processo é chamado pelo psicólogo de “higiene da decisão”.

O psicólogo também alerta sobre a influência dos algoritmos na tomada de decisões. Para ele, o ideal seria uma maior transparência sobre as formas que as recomendações são feitas. “Estamos cercados por eles e como consumidores sofremos sua influência”, considera.

Apesar disso, o psicólogo acredita que no futuro o avanço da tecnologia vai permitir uma base de dados mais ampla, de forma que a inteligência artificial ajuda as pessoas a tomarem as decisões mais acertadas.




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário