Teve início no dia 1º de setembro o novo prazo de renegociação de empréstimos feitos pelo Fundo de Financiamento da Educação (Fies) por estudantes universitários. Os alunos já podem renegociar suas dívidas e receber descontos impressionantes, como no caso da jovem que recebeu um abatimento de quase R$ 32 mil.
Leia mais: Caixa lança aplicativo do FIES para renegociação de dívidas; veja como acessar
A renegociação pode ser efetuada até o dia 31 de dezembro de 2022. Os canais disponíveis são de forma direta ou com os agentes financeiros do Banco do Brasil e da Caixa. Para receber os descontos, os estudantes que renegociarem devem fazer o pagamento do valor à vista.
Descontos do Fies
Veja a seguir como foram estabelecidos os descontos para cada categoria de estudante beneficiado pela renegociação:
Estudantes sem atraso
- Recebem desconto de 12% no valor que precisa ser pago, mas somente à vista;
Estudantes com 90 dias de atraso
- Recebem desconto total dos encargos, como juros e taxas, e de 12% do valor principal, desde que o pagamento seja feito à vista; ou
- Recebem o abatimento de todos os encargos, sem desconto no valor principal, mas com a possibilidade de dividir a dívida em até 150 vezes. Neste caso, cada parcela mínima precisa ser de R$ 200.
Estudantes com pagamentos atrasados em mais de 365 dias e que foram beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou tenham inscrição no Cadastro Único (CadÚnico)
- Recebem o desconto de 92% no valor total da dívida, com pagamento à vista.
Estudantes com atraso de 5 anos e que foram beneficiados com o Auxílio Emergencial 2021 ou que tenham inscrição no CadÚnico
- Recebem o desconto de 99% do valor total de dívida, com pagamento à vista.
Renegociação pode conceder descontos impressionantes
Como pode ser observado acima, os descontos oferecidos dependem de cada caso e do perfil do candidato. Recentemente, uma jovem compartilhou nas redes que recebeu o abatimento de 92% da sua dívida feita pelo Fies. Confira a seguir uma captura de tela das opções de parcelamento oferecidas à ela:
Para facilitar as renegociações, a Caixa lançou o aplicativo Fies Caixa. Na prática, ele possibilita que os usuários consultem os dados do contrato, gerem boletos e renegociem suas parcelas em atraso, com desconto de até 99%.
Outra forma de renegociação é por meio dos aplicativos da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil ou nas respectivas agências físicas das instituições.