Os motoristas de táxi com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida e alvará em vigor têm direito ao Auxílio Taxista recentemente aprovado. O benefício começou a ser pago em agosto. Ao todo, serão seis parcelas de mil para cada um até dezembro. Dois repasses já foram feitos. O terceiro acontecerá neste sábado, 24.
Leia mais: Auxílios Caminhoneiro e Taxista: quem recebe a nova parcela?
O pagamento é feito na Poupança Social Digital por meio da Caixa Econômica Federal. Para ter acesso ao dinheiro, basta acessar o aplicativo Caixa Tem e fazer uso dos recursos. Segundo informações do Governo Federal, os valores que não forem movimentados em até 90 dias voltam para a União.
Auxílio Taxista
A responsabilidade em enviar as informações sobre os taxistas, para que eles possam ser contemplados com o benefício, é totalmente das prefeituras. Sendo assim, os profissionais não precisam se preocupar com o envio.
Os dados enviados até o momento foram analisados pela Dataprev, que confirma os profissionais com direito ao recebimento do Auxílio Taxista. A checagem é feita de acordo com a base de dados do governo.
Todos os meses, os 5.570 municípios brasileiros ficam responsáveis pelo envio desses dados. Neste mês, a previsão é que 277 mil taxistas recebem as duas parcelas do auxílio! Cada uma é no valor de mil reais por motorista.
A exigência é de que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) esteja válida. Um outro requisito é que o alvará esteja em vigor no dia 31 de maio de 2022. É válido apontar também que os taxistas que não tiverem recebido o benefício e estão com alguma dúvida em relação ao pagamento podem procurar a prefeitura da cidade onde reside.
É possível sacar o dinheiro pelo Caixa Tem, transferi-lo via PIX ou fazer o saque da quantia em agências da Caixa. Outra opção é sacar o dinheiro nas casas lotéricas. A quarta parcela será paga em 22 de outubro.
Já quinta está prevista para 26 de novembro. O sexta e último repasse acontecerá 17 de dezembro. É importante lembrar que os recursos devem ser movimentados em até três meses desde o pagamento do auxílio.