Infelizmente, muitas pessoas são roubadas ou esquecem seus celulares em algum lugar, sem saber exatamente o que fazer. No primeiro caso, com certeza a recuperação do item é mais difícil, mas ao menos rastreá-lo ajuda a aumentar as chances de identificar o criminoso. Se o celular estiver em casa, o problema é muito menor porque basta procurá-lo a partir de uma ligação.
Veja também: Comprou celular sem carregador? Startup paga R$ 300 a você
Medidas de segurança
Apesar de ser possível rastrear um eletroeletrônico que usa determinadas configurações, procure adotar medidas de segurança. Evite expor bens materiais caros na rua, principalmente em regiões perigosas e ative as barreiras de proteção oferecidas pelos aplicativos. Ao menos tente prover recursos que reduzam o compartilhamento de dados e golpes financeiros.
Mantenha o GPS ligado
O Global Positioning System, conhecido como GPS, é uma tecnologia que funciona a partir de satélite e permite o monitoramento por localização. Ative esse recurso no seu celular e mantenha o Google Maps e outras aplicações de mapas conectados. Dessa maneira, se o smartphone desaparecer, basta acessar as plataformas de orientação para identificar seu paradeiro.
No sistema Android
Para rastrear seu celular no sistema Android, acesse o site de buscas do Google Encontre Meu Dispositivo ou realize o download do aplicativo na Play Store. Ambos têm a mesma função, mas se você estiver em outro dispositivo sem a interface do Windows para dar suporte ao navegador, prefira o app. Assim que as páginas mencionadas forem acessadas, todos os aparelhos que pertencem a sua conta, vão aparecer automaticamente.
No sistema iOS
O processo para identificar aparelhos iOS não é tão diferente, mas o usuário precisa acessar outro recurso. No iCloud Buscar meu iPhone, adicione o número de identificação e clique no ícone de seta. Na App Store existe o Find My, se a pesquisa for feita a partir de outros dispositivos da Apple, no qual o login identifica usuário com o mesmo acesso do iCloud.