PIS/Pasep: foi divulgado quando serão os próximos pagamentos?

Nova previsão do PIS/Pasep indica que o abono salarial não será pago em 2022. O atraso preocupa os trabalhadores que aguardam pelo calendário.



Os trabalhadores com carteira assinada em 2021 aguardam ansiosos pela divulgação do calendário de pagamento do PIS/Pasep referente ao ano-base. A nova rodada está com atraso e já deveria ter sido paga agora em 2022, mas segue sendo adiada sem muitas explicações. Veja agora qual é a nova previsão.

Leia mais: Abono salarial DUPLO: o que é o benefício e quem pode sacar?

O abono salarial é pago para todos os trabalhadores com carteira assinada no ano de 2021, desde que eles atendam às regras do benefício. Uma das exigências é ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano de referência do abono salarial, mas há algumas outras. Entenda como esse repasse funciona na prática.

PIS/Pasep 2021 tem nova previsão

Apesar de toda a expectativa pela divulgação do calendário, os profissionais terão que esperar um pouco mais. O que se sabe até agora é que a previsão é de que o pagamento do PIS/Pasep se dê somente no ano que vem.

De acordo com o Governo Federal, o atraso na distribuição do benefício é resultado da crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19. Os recursos foram destinados para os programas emergenciais, por isso, o pagamento de 2020 foi adiado para 2021. Não é para menos que isso também afetou o calendário do outro ano.

Dessa forma, precisamos informar que o trabalhador vai ter de esperar um pouco mais, pois esta é a estimativa do atual governo. No entanto é importante saber também quem tem direito ao abono salarial do PIS/Pasep.

Segundo as regras, além de ter trabalhado por pelo menos 30 dias em 2021, para ter acesso ao abono, o cidadão precisa ter o cadastro no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. Além disso, ele também precisar estar na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Esse é o seu caso? Então fique esperto!

Apesar de o governo ainda não ter divulgado a nova previsão para o repasse dos valores referentes ao PIS/Pasep 2021, a expectativa é de que o pagamento seja feito ainda no primeiro semestre de 2023, mas isso também vai depender dos recursos disponíveis no Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Para ter informações sobre o abono em questão, os trabalhadores podem acessar o aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pois ali vão encontrar diversas outras orientações.




Voltar ao topo

Deixe um comentário