Um nova rodada do Auxílio Brasil está prestes a começar para milhões de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Em setembro, o governo segue com os pagamentos de R$ 600 utilizando recursos da emenda constitucional aprovada em julho.
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Para garantir que terá acesso ao novo repasse, o responsável precisa manter ativa sua inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). “Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios”, informa o Ministério da Cidadania.
Quem é obrigado a atualizar o CadÚnico?
Durante a pandemia, o governo suspendeu os processos de revisão e averiguação cadastral, mas eles foram retomados neste ano. Nos próximos meses, precisam atualizar seus dados as famílias que fizeram o último procedimento em 2016 ou 2017.
Pela regra, a renovação é obrigatória sempre que houver uma mudança importante no lar, ou a cada dois anos. Mudança de endereço, nascimento de um membro e aumento da renda são alguns exemplos de alterações que precisam ser informadas.
Como realizar a atualização?
Quem foi convocado pelo governo precisa comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou posto de atendimento do CadÚnico e apresentar seu CPF ou Título de Eleitor. Também é necessário mostrar um documento de cada membro da família, sendo aceitos:
- CPF;
- RG;
- Carteira de Trabalho;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Título de Eleitor;
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI).
Para descobrir se a família está na lista, basta consultar o aplicativo oficial do Cadastro Único, o aplicativo Auxílio Brasil, ou comparecer presencialmente ao CRAS mais próximo.