Membros da Força Nacional de segurança chegam ao Mato Grosso para ajudar a combater os incêndios no estado. 43 bombeiros da força nacional de segurança já estão no estado auxiliando no combate às queimadas.
Leia ainda: Decreto assinado por Bolsonaro vai IMPACTAR a vida dos aposentados; saiba como
Os bombeiros da força nacional vão ajudar no combate aos incêndios na região em apoio ao estado. O governo federal também enviou 10 viaturas, dois micro-ônibus e 10 helicópteros para a região. Os bombeiros vão permanecer no estado por 30 dias, mas esse prazo poderá ser prorrogado.
O envio dos bombeiros pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública atende ao pedido do governador Mauro Mendes. A autorização foi publicada no diário oficial da União. O estado também está mantendo contato com os governos do Distrito Federal e do Paraná que poderão também enviar militares para a região.
Governo federal na luta contra os incêndios
O governo federal liberou cerca de 14 milhões de reais para investimentos em ações de combate aos incêndios na região do Pantanal do Mato Grosso. Esse local enfrenta uma das piores secas de sua história, o que favorece a propagação dos incêndios.
A chuva que caiu no fim de semana ajudou a amenizar a situação e diminuir a velocidade de propagação do fogo, mas a situação por lá ainda preocupa. Além disso, uma nova decisão publicada no diário oficial da União pede o emprego da força nacional de segurança pública no combate a crimes ambientais na região. Os militares vão atuar no combate a qualquer tipo de crime ambiental que esteja ocorrendo no Estado até o dia 30 de novembro de 2022.
Embora os incêndios causados pelo homem tendem a ser menores do que os naturais, a frequência, a natureza aleatória e não planejada do incêndio criminoso tem o potencial de causar danos ambientais significativos na vegetação remanescente que ocorre dentro ou perto dos grandes centros urbanos.