Previsão do tempo de setembro: o que esperar do clima neste mês?

Mês de setembro é conhecido historicamente como o mês da estação seca. Previsão é de subida nas temperaturas até a primavera.



Setembro é o mês em que o inverno fica para trás e dá lugar à primavera. A estação das flores começa oficialmente somente a partir do dia 22, mas desde já ela traz o aumento da temperatura.

Leia mais: O frio vai embora? Confira a previsão do tempo para esta semana

Na cidade de Porto Alegre, por exemplo, a média da temperatura mínima foi de 11,6ºC em agosto, mas em setembro a média mínima na capital gaúcha deve aumentar e passar para 13,3ºC, uma leve subida na comparação com o mês anterior.

Enquanto isso, na cidade de São Paulo, o mês de agosto apresentou média mínima histórica de 13,3ºC, o que não deve prevalecer neste mês, com a temperatura mínima média para 14,9ºC.

Tempo seco vem aí

O mês de setembro é conhecido historicamente como o mês da estação seca, principalmente na parte central do Brasil. Isso faz com que as chances de precipitações fiquem ainda mais baixas nos estados do Centro-Oeste e parte do Sudeste.

Os dias podem ser de calor intenso e até extremo, com as temperaturas acima de 40ºC, principalmente no Mato Grosso. É nesse período que o número de queimadas costuma aumentar no Brasil, sendo maior a incidência de fogo no Cerrado.

Em contrapartida, na parte Sul do território nacional, o mês de setembro costuma trazer altos volumes de chuvas, tanto que nesta época comemora-se no Rio Grande do Sul o folclore da enchente de São Miguel, realizado na segunda metade do mês.

Temperatura média sobe na maioria dos estados

As análise meteorológica feitas pela empresa MetSul mostram que a previsão do tempo para o mês de setembro de 2022 deve ser marcado pela elevação nas temperaturas. Apenas as regiões próximas às costas devem ter dias de temperatura baixa ou amena, como no litoral de Alagoas.

No Nordeste do Brasil, o sol também predomina, como no Ceará, Rio Grande do Norte e interior da Paraíba. No sul da Bahia, no entanto, a previsão é de bastante nuvens.

Na parte Norte do país, o ar deve ficar mais seco, com níveis da umidade entre 11% e 20% no extremo sul de Rondônia. Alerta de ressaca no Arraial do Cabo (RJ) até Salvador (BA).




Voltar ao topo

Deixe um comentário