A queda de 15% do criptomoeda em questão no mês de maio e outras perdas registras em 2022 deixaram uma desconfiança no universo dos criptoativos, mas claramente não o bastante para desanimar algumas pessoas que apostam no pagamento de salário em bitcoin. Essa é uma tendência nos dias atuais. Entenda como funciona.
Leia mais: Investidor de bitcoin e criptos perdeu mais de 50% do dinheiro em 2022; entenda
Foi possível perceber que essa prática tem se tornado comum principalmente na área de tecnologia. Alguns funcionários preferem receber todo o pagamento ou parte dele em bitcoins. A criptomoeda deixou de ser apenas uma opção de investimento e agora passa a ser vista como uma moeda de transações comerciais.
Bitcoin no pagamento de salário
No Brasil, alguns entraves para o uso do bitcoin no pagamento do salário já foram constatados, contudo isso já é uma realidade em outras partes do mundo, como é o caso dos Estados Unidos. Aqui no país, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) exige que o pagamento seja em moeda corrente. No caso, o real.
Por essa razão, os empregadores podem ser penalizados por realizar esse tipo de remuneração.
Um projeto de lei (PL. 3.908/2021) quer permitir que parte do salário seja pago em criptomoedas, mas essa seria uma escolha do empregado, não do empregador. Isso quer dizer que o trabalhador pode decidir se deseja ou não receber em bitcoin. O projeto ainda está em fase inicial de tramitação e deve percorrer um longo caminho.
Como no Brasil o recebimento do salário em criptomoeda ainda não é permitido, quem vive essa realidade são os profissionais que atuam para empresas do exterior e recebem por lá. A maioria é da tecnologia. O que faz sentido, se pensarmos que muitos brasileiros atuam do país para empresas de todo o mundo, especialmente da Europa.
Aqui é vedada a irredutibilidade salarial, ou seja, a redução do salário. Não é para menos que o pagamento em cripto não é permitido em decorrência da volatilidade. Uma alternativa é o trabalho de empresas como a Bitwage.
Ela disponibiliza ao cliente uma conta no exterior que pode ser fornecida à empresa onde a pessoa presta serviço. O pagamento é feito normalmente, ou seja, na moeda do país. A Bitwage converte para a cripto desejada. A quantia vai para a carteira de ativos digitais.