Saque do dinheiro do PIS/Pasep 2022 pelo celular; veja como fazer

Para saber se tem direito aos recursos, trabalhador deve baixar e instalar no celular o aplicativo FGTS. Herdeiros de titulares falecidos podem sacar.



A Caixa Econômica Federal anunciou recentemente a mais nova rodada de consulta e saque do PIS/Pasep por meio do aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Confira a seguir os detalhes a respeito do saque e quem pode solicitar!

Leia mais: NOVO SAQUE FGTS: lote de SETEMBRO confirmado; calcule o valor

Quem pode sacar o dinheiro?

O direito ao novo saque PIS/Pasep é concedido aos trabalhadores que atuaram com carteira assinada em empresa privada ou como servidor público entre os anos de 1971 e 1988.

Os recursos têm origem nas chamadas Cotas PIS/Pasep. Filhos de trabalhadores falecidos podem resgatar o dinheiro, portanto, a consulta é bastante ampla.

Como consultar e sacar as cotas PIS/Pasep?

Após extinguir o fundo PIS/Pasep, os recursos das cotas foram enviados ao FGTS. Por isso, para saber se tem direito ao dinheiro, o trabalhador deve baixar e instalar no celular o aplicativo FGTS.

O próximo passo é acessá-lo e, caso apareça a mensagem “Você possui saque disponível”, isso significa que as cotas podem estar à espera. Feito isso, basta tocar na tela e ir na opção “Solicitar o saque PIS/Pasep”.

O aplicativo então perguntará como será feita retirada, se presencial ou por meio de crédito em conta. A dica é optar pela opção que vai facilitar o processo. Feito isso, basta revisar os dados na tela e tocar em “Confirmar saque”.

Quem optar pelo saque digital, será preciso indicar a conta corrente para receber o dinheiro, mas se for presencial, a pessoa terá que ir até um terminal de autoatendimento da Caixa ou lotérica munida do Cartão Cidadão para a retirada do dinheiro.

E o saque em caso de titular falecido?

Neste caso, o beneficiário deve acessar o próprio app do FGTS e solicitar o saque na opção “Meus saques”. Feito isso, o próximo passo é ir em “Outras situações de saque” e depois “PIS/Pasep – Falecimento do trabalhador”. A plataforma vai mostrar a lista de documentos necessários para finalizar a solicitação.

Para eventuais dúvidas acerca da retirada, o trabalhador pode ligar para o telefone 4004-0104, para quem mora em capitais e regiões metropolitanas, ou para o 0800-104-0104, aos residentes das demais regiões.




Voltar ao topo

Deixe um comentário